Árbitro marca pênalti com duas bolas em quadra e provoca polêmica

O jogo entre Dínamo, de Alto Paraná x Meninos do Terrão, pelo Campeonato Regional de Futsal de Terra Rica, terminou em polêmica, ou melhor, não terminou. O time de Alto Paraná, que vencia por 4×3, abandonou a quadra faltando três minutos para o término da partida, com os jogadores revoltados com a marcação de uma penalidade.
Acontece que no momento do lance da penalidade havia duas bolas em quadra – um jogador fazia aquecimento para o terceiro jogo da noite no Ginásio de Esportes Solettão quando, sem querer, deixou a bola entrar em quadra. Um jogador da equipe de Terra Rica chutou a bola e na trajetória a gol acertou o braço de um adversário dentro da área.
Mesmo vencendo, os jogadores de Alto Paraná não aceitaram a marcação da penalidade, protestaram e por causa das reclamações alguns foram expulsos. Por conta disso, abandonaram a quadra.
Mas afinal, o árbitro errou?
Dejair de Santana, árbitro em Paranavaí, explica que não necessariamente o jogo tem de ser interrompido por conta de duas bolas em quadra. Isso só deve ocorrer se houver interferência no lance. “Se não houve interferência, segue o jogo”, disse Santana, mas acrescentou que por, prudência, o árbitro deve paralisar o jogo.
Com o abandono de quadra de Alto Paraná, o time Meninos do Terrão foi declarado vencedor.
O coordenador da competição, Celso Vinícius Gimenez Azoia (Kalunga), lamentou o episódio do abandono e disse aceitar as críticas, mas que o campeonato continua, devendo terminar na sexta-feira da semana que vem.
SEMIFINALISTAS – Apesar da polêmica de anteontem, o Campeonato Regional de Futsal de Terra Rica tem sequência. Dois jogos estão programados para a noite desta sexta-feira no Ginásio Solettão: 19h45 – Porto Rico Futsal x Fecularia Juriti, de Querência do Norte; 21h – Doctor Sound (Terra Rica) x JKE, de Santa Isabel do Ivaí. Daqui saem mais dois semifinalistas.
No outro jogo de quarta-feira, Farinheira Roders, de Terra Rica, bateu Amaporã por 3×1. Também houve um jogo no feminino: Porto Rico 4×2 Terra Rica.