Arrecadação do IPTU representa quase 40% do valor total lançado para 2019

A primeira etapa de pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), em Paranavaí, garantiu a arrecadação de 39% do total lançado para o exercício de 2019. Em números absolutos, foram quase R$ 11,5 milhões.
O valor ficou acima do esperado, conforme avaliação feita pelo secretário municipal de Fazenda, Gilmar Pinheiro. Uma das explicações estaria no aumento da confiança dos contribuintes em relação à recuperação da economia nacional a partir da mudança de governo.
Por isso, a expectativa é que a arrecadação deste ano seja maior do que em exercícios anteriores. Assim, será possível investir mais em projetos e ações desenvolvidos pela Administração Municipal. De acordo com Pinheiro, 25% são destinados à Educação e 15% à Saúde. O restante é distribuído entre as demais secretarias.
O secretário afirmou que “a demanda de custeio é muito grande”. Citou obras de infraestrutura como exemplos de investimentos feitos a partir do dinheiro arrecadado com o pagamento do IPTU. E reiterou: “100% dos recursos ficam na cidade”.
DESCONTOS – Quem quitou o imposto em parcela única até a última sexta-feira (11) teve direito a 10% de desconto. Mas existem outras opções de redução sobre o valor do IPTU. O pagamento à vista até 11 de fevereiro dá direito a 5%. Até 11 de março, 3%.
Também é possível fazer o parcelamento em até dez vezes, sendo que o último vencimento não pode passar de 31 de outubro. Nesse caso, o contribuinte não ganha desconto.
Em relação à taxa de coleta de lixo, o secretário de Fazenda explicou que é possível fazer o parcelamento separadamente, sem redução. Se o pagamento não for efetuado até abril, o valor será acrescentado à tarifa de água emitida pela Sanepar.