Arte milenar é destaque dos jovens paranavaienses
O Taikô é um instrumento de percussão milenar, que era utilizado para motivar as tropas nas batalhas japonesas. Hoje ele continua sendo tocado pelas novas gerações, só que dessa vez, é para disseminar a cultura dos antepassados.
Em Paranavaí, a arte de tocar o milenar instrumento é mantida por cerca de 30 jovens. Eles utilizam as mãos ou uma baqueta para exibir a habilidade rítmica. Além disso, esbanjam preparo físico para sustentar batidas homogêneas e obter som satisfatório.
Os jovens paranavaienses participam de festivais e já foram representar o Brasil em uma competição oficial na “Terra do Sol Nascente”. De acordo com a presidente da SPDC, Elza Fujii Makino, o departamento de Taikô teve início em 2006.
“Acreditamos que as vibrações do tambor atraem energias. Isso entusiasma os jovens e promove disciplina, respeito e organização. Os praticantes do Taikô ajudam na construção de uma sociedade mais responsável, saudável e cidadã”, afirmou a presidenta.
Outras duas paixões dos japoneses é a dança e a música. Em Paranavaí, a SPDC tem os departamentos de dança, videokê e karaokê. Semanalmente 30 jovens ensaiam os passos de dança e outras 30 pessoas soltam a voz no karaokê. Os integrantes do videokê, cerca de 20 pessoas, se reúnem esporadicamente.
FESTA DA PRIMAVERA – De 3 a 7 de setembro a SPDC estará promovendo a XVIII Festa da Primavera. O evento atrai milhares de pessoas que vão à noite ao clube para ver atrações culturais e se alimentar com comida típica.
A presidente disse que esse ano os responsáveis pela área gastronômica montaram um cardápio que servirá harumaki, sashimi, sushi, sushi especial, udon, yakisoba, sukiyaki, tempurá, yakiniku, frango kari-kari, okashi e karintô.
Na ala cultural haverá exposições de Ikebanas, Bonsais, Flores, Orquídeas e Origamis. Além disso, haverá as atividades especiais de ikebana, motitsuki, origami e tanabata. No setor artístico haverá apresentação de taiko, mugen kyodai yasokoi, bom odori, matsuri dance e karaokê.