Artistas fazem manifestação em defesa da democracia e dos direitos sociais
Quinta-feira, 26 de maio de 2016. Paranavaí. Praça dos Pioneiros. Artistas se reúnem para uma manifestação. Fazem apresentações musicais e leitura de poemas de conteúdo político. É o Movimento Cultural Existo e R(Existo), que defende, entre outros pontos, a manutenção de direitos sociais e o fortalecimento da democracia brasileira.
Uma das organizadoras do ato, Gislaine Pinheiro explicou que a ideia surgiu quando o presidente interino Michel Temer anunciou a extinção do Ministério da Cultura (MinC). Na ocasião, artistas de todo o Brasil se manifestaram e ocuparam prédios públicos.
“O presidente voltou atrás [e restabeleceu o MinC], mas vamos continuar nos manifestando pelas minorias, pela democracia e por direitos. São várias lutas em que a gente acredita”, destacou Gislaine, que é coordenadora do Grupo de Trabalho de Artes Cênicas.
Ela avaliou que o momento de transição provoca incertezas e que a classe artística não consegue ver com clareza de que forma os projetos culturais serão conduzidos. Além disso, defendeu Gislaine, “não consideramos o governo legítimo”. E completou: “Estamos preocupados com a manutenção do estado democrático de direito”.
Na próxima semana, representantes de movimentos culturais de Paranavaí farão novas intervenções artísticas. A ideia é que outros movimentos sociais da cidade se juntem para fortalecer as ações e chamar a atenção de toda a sociedade.
VISIBILIDADE – De acordo com Gislaine, além do direcionamento político adotado pelo Movimento Cultural Existo e R(Existo), as manifestações têm o objetivo de dar visibilidade aos artistas da cidade. Também pretendem mostrar a importância da cultura na geração de emprego e renda, na qualidade de vida e na formação de pensamento crítico.