Artistas premiados falam sobre a experiência de participar do 51º Femup

Artistas de várias regiões do Brasil, premiados nas categorias música, poesia, contos e declamação, falam sobre suas impressões do 51º Femup, realizado no mês passado no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa e na Biblioteca Municipal Júlia Wanderley.

Ana P. Cavalcanti, de Palmas, Tocantins
Cheguei feliz em Paranavaí para participar da fase nacional da categoria música do 51º Femup. O que chamou a minha atenção desde o ano passado foi a forma como os organizadores, Amauri e Talise, principalmente, nos trataram. No festival, os artistas são mimados, valorizados e suas obras enaltecidas. O mesmo se pode dizer do nosso motorista, o Geraldo, e dos colaboradores do Grande Hotel, onde estivemos hospedados. Maravilhosos! Como se não bastasse, recebi um kit cheio de presentinhos adoráveis. Que brilhem o Femup e todos os que estão nele! Um brinde com chá de camomila ao FEMUP! Beijos em todos.

Fábio D.A.L. Silva, de Florianópolis, Santa Catarina
Aportamos no Grande Hotel e lá já borbulhava a Arte de todos os cantos, versos e vozes do país, como num grande e espontâneo sarau que não se interrompeu jamais durante toda a estadia. Foi tudo tão espetacular que eu custava a crer que fazia parte daquela grandiosidade… Quando o Gabriel tomou o palco desabei e me ergui de emoção trilhões de vezes até que subi ao palco e trocamos nossas Barrigudas. Era manhã de sábado e o café estreitou ainda mais as amizades que vinham. Ah! A última noite e a gente ainda em Paranavaíso pra fechar com chave de ouro a jornada! Por fim, só me resta estender o maior abraço do universo a absolutamente todo mundo que construiu esse Femup, sutileza por sutileza. Em 2017, se os Deuses da escrita permitirem eu estarei de novo em Paranavaí e nós faremos, em rotação infinita, a poesia acontecer.

Mauro Martiniano de Oliveira, de São Paulo.
E de repente, as luzes apagaram-se, as cortinas fecharam-se e terminou o espetáculo. Agora só resta esperar pelo 52º Femup – 2017, na cidade de Paranavaí. Mas o que me intriga até agora é essa sensação de ter esquecido algo nessa cidade no interior do Paraná, e que anualmente sedia o Femup. Sei lá!… Vou olhar melhor em minha bagagem e tentar saber o que esqueci por lá. O que sei é que em minhas andanças literárias por diversas cidades, posso dizer que Paranavaí está entre as cidades que mais me encantaram. Cidade de povo carinhoso, do bem. Só poderia ser do bem mesmo, uma cidade de tamanho berço cultural como é, principalmente pelo Femup, só poderia ter filhos inteligentes e educados. Assim, com certeza, fará com que a cidade de Paranavaí logo seja de 1º mundo, se já não é,  dentro deste nosso Brasil, e quem sabe um dia irradiar todo esse gosto pela cultura por todos os cantos de nosso país.

Gislaine Pinheiro, de Paranavaí
Como artista local, não poderia deixar de ressaltar o capricho com que o FEMUP vem sendo preparado na gestão do Amauri Martineli.  Isto fica ainda mais claro, quando recebemos nosso Kit. Cada item do kit, dá pra sentir o carinho que foi pensado…Nos sentimos valorizados dessa forma. Gratidão.

Caio Martinez, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Femup – Paranavaí. O festival perfeito…por ser uma mostra não competitiva; por ter um prêmio bacana; por oferecer transporte, hospedagem e alimentação de primeiríssima; e pela recepção carinhosa da cidade e da organização do evento!

Pedro Vianna, de Belém, Pará.
Festival muito bonito. Fiquei extremamente feliz de participar ao lado de grandes artistas do Brasil. Parabéns à organização pelo profissionalismo e respeito aos artistas.