Assembleia promove reunião para debater situação da brucelose e tuberculose em animais

Acontece no Plenarinho da Assembleia Legislativa, na segunda-feira (2), a partir das 10 horas, uma reunião para debater a questão da brucelose e tuberculose em animais no Paraná. O encontro, que contará com a participação de técnicos, veterinários, zootecnistas, representantes de sindicatos rurais e criadores, é promovido pelos deputados que integram o Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar, a Comissão de Agricultura e o Bloco Parlamentar Agropecuário.
Os debates sobre o tema prosseguem no período da tarde quando representantes do Núcleo de Médicos Veterinários e Zootecnistas (NUVETZ) de Francisco Beltrão abordam a questão no horário do Grande Expediente da sessão plenária, que inicia às 14h30. A deputada Luciana Rafagnin (PT), vice-presidente do Bloco de Agricultura Familiar, destacou a importância das discussões, lembrou que a pecuária leiteira tem forte presença no estado e significa uma garantia de renda aos produtores que trabalham em regime de economia familiar.
Indenização – Através do projeto de lei nº 122/13, que está tramitando na Assembleia, a deputada Luciana Rafagnin está propondo a criação de um fundo para indenizar produtores rurais, que mesmo tomando todas as precauções, tenham animais do rebanho sacrificados, devido à brucelose e tuberculose. “O nosso projeto é coerente, pois defendemos o direito a uma indenização, nos casos de confirmação da doença, em que os animais são sacrificados. Mas isso implica na responsabilidade dos produtores terem cumprido com todas as etapas da prevenção, no caso da brucelose. Já no caso da tuberculose, que não há vacinação, basta que tenha feito a eliminação de reagentes (sacrifício dos primeiros animais que apresentaram a doença)”, explicou a parlamentar. Na justificativa da proposição ela alerta que a tuberculose e a brucelose, doenças que afetam os bovinos e os bubalinos, são zoonoses transmissíveis ao homem, o que torna o seu combate questão de saúde pública.
(Jornalista: Nádia Fontana)