Assembleia reuniu cooperados de toda a região

Cooperados de dez agências, representantes de oito cidades da região, estiveram reunidos na Assembleia Geral do Sicoob Noroeste – AGO 2015 – realizada em Paranavaí. O evento marcou aprovação integral das contas do ano passado, bem como a apresentação das sobras totais do exercício – R$ 4.341.000,00. Foi a primeira assembleia por representação através de delegados.
Na abertura do evento o presidente Hélio Nakatani explicou que o novo formato por delegados se deve ao grande número de associados. O Sicoob Noroeste ultrapassou a marca de dez mil cooperados ainda em 2014.
Um número expressivo, que revela crescimento com solidez e credibilidade, como opinou o superintendente de relações institucionais do Sicoob Central Unicoob, Sérgio Gini. Ele falou em nome do presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central, Jefferson Nogaroli, que tinha compromisso profissional na mesma data e não pôde comparecer.   
Representando autoridades da região, o prefeito de Alto Paraná, Cláudio Golemba, apontou o que considera diferenças fundamentais do Sicoob em relação ao sistema financeiro convencional. Na visão do prefeito, o atendimento prestado pela cooperativa faz toda a diferença e explica o crescimento. “O resultado mostra que vocês estão no caminho certo”, disse, parabenizando a diretoria e os colaboradores.
O presidente Hélio Nakatani fez um balanço dos quatro anos de gestão. Agradeceu aos companheiros de diretoria pela parceria e do conselho fiscal pela seriedade no acompanhamento dos números. Dividiu o êxito da gestão com cada cooperado e, de forma especial, fez agradecimento aos colaboradores. Se emocionou ao agradecer familiares pela compreensão e apoio em todos os momentos. O presidente está concluindo o mandato de quatro anos, iniciado em 2010.
 
Eleito novo Conselho de Administração
O presidente Hélio Nakatani foi reeleito para um novo mandato de quatro anos. A escolha se deu após a eleição do novo conselho de administração, formado ainda pelo vice Rafael Benjamin Cargnin Filho, Osvaldo dos Santos, Edson Miranda, Márcio Catiste, Devanir Zanatta, Rozeno Fernandes Guimarães, Geraldo Vando Marques e Hélio Vendramin. Antes da eleição, o presidente agradeceu a participação dos ex-diretores Luizinho Donida, Armando Ferreira e Ibrahim Soumailli pela colaboração e fundamental parceria.
Após a escolha do presidente para o novo mandato, o vice-presidente Rafael Benjamin Cargnin Filho destacou que a manutenção do presidente é um reconhecimento ao trabalho prestado. “Em time que está ganhando não se mexe”, resumiu.
Cargnin foi o presidente do Sicoob nos primeiros oito anos, responsável pela consolidação da marca em Paranavaí e região. Fundado em 2003, o Sicoob Noroeste completou 11 anos em 05 de setembro do ano passado.
Balanço social – Além de apresentar os números, o Sicoob Noroeste mostrou na assembleia o seu balanço social, ou seja, o que foi revertido à comunidade em forma de benefícios.
São dois destaques com projeção nacional: a Cooperativa Mirim da Casa da Criança – Coopercriança – além da Coopercep, a cooperativa que reúne estudantes do Colégio Estadual de Paranavaí. Um projeto que incentiva a poupança e a educação financeira, aliando teoria e prática.
Outra ideia inovadora foi a Biblioteca Digital, que já formou centenas de pessoas no mundo da informática. Funciona na Casa da Criança, atendendo a comunidade da Vila Operária e bairros próximos.
Além disso, também foi destaque o Expresso Sicoob de Educação, um ônibus equipado com computadores e toda estrutura para cursos itinerantes. Na região são mais de 500 pessoas beneficiadas em diversas áreas. Os participantes são certificados ao final de cada curso. Uma parceria com o Instituto Sicoob de Responsabilidade Social.
O Sicoob Noroeste também está presente em momentos importantes da comunidade, tais como na luta contra a dengue, campanha do agasalho, Outubro Rosa/Novembro Azul e outras iniciativas de valorização da comunidade onde está inserida.
Atualmente o Sicoob Noroeste possui agências em Paranavaí (três), Alto Paraná, Nova Esperança, Nova Londrina, Terra Rica, Rondon, São Carlos do Ivaí e Loanda.
Um projeto de expansão a partir das necessidades dos municípios da base de atuação está em estudos para este ano. Estão previstas duas novas agências.