“Asfixiaremos o Neymar”, diz peruano sobre estratégia na Copa América

SÃO PAULO (FOLHAPRESS) – A seleção peruana estreará na Copa América contra o Brasil, neste domingo, em partida válida pelo grupo C. Os jogadores Carlos Ascues e Jefferson Farfán apresentaram sua estratégia para começar o torneio com uma vitória. E a prioridade é anular Neymar, um dos principais jogadores da campanha da "tríplice coroa" do Barcelona.
"Asfixiaremos o Neymar. Não lhe daremos espaços, teremos que marcá-lo de perto. Não se pode deixá-lo pensar, porque é muito rápido", disse o zagueiro Ascues em coletiva de imprensa. O jogador disse que tem estudado Neymar por meio de vídeos.
O atacante Farfán, do Schalke 04 (ALE), disse que a seleção peruana jogará de igual para igual com o Brasil, sem pensar somente em Neymar. "Teremos uma estreia dos sonhos contra o Brasil, que não é somente o Neymar. Serão onze contra onze", disse.
O técnico argentino Ricardo Gareca, comandante do Peru, disse que não necessariamente aplicará uma estratégia de marcação individual contra Neymar.
"De nada serve neutralizar alguém e não criar nada. Durante toda minha carreira como técnico eu pedi marcação individual, e a respeito do jogador [Neymar], vou analisar", disse o ex-treinador do Palmeiras.
Além do Brasil, a seleção peruana enfrentará a Colômbia e a Venezuela no grupo C da Copa América. As maiores esperanças dos peruanos estão depositadas em Paolo Guerrero, ex-Corinthians e atualmente no Flamengo, que foi o artilheiro da última edição da competição.
REGULAMENTO – A Copa América 2015 começou ontem com o jogo entre o anfitrião Chile e o Equador.
A distribuição das 12 seleções em três grupos seguiu o critério das posições no ranking da Fifa, exceto os cabeças-de-chaves (Chile, Brasil e Argentina).
Cada seleção fará um jogo contra cada uma das demais equipes de seu grupo na primeira fase. Os dois melhores de cada grupo se classificarão às quartas de final, além dos dois melhores terceiros colocados dos três grupos.
Os melhores terceiros colocados serão definidos pelos critérios de: a) maior número de pontos; b) saldo de gols; c) quantidade de gols marcados; d) vencedor do confronto direto (em caso de equipes do mesmo grupo); e) sorteio.