Associação pede ajuda para manter a creche no Santos Dumont

Membros da diretoria da Associação Mantenedora Santa Terezinha estiveram no gabinete do prefeito Rogério Lorenzetti esta semana, para pedir o apoio da Prefeitura para a manutenção do Centro de Educação Infantil Santa Terezinha do Menino Jesus, no Jardim Santos Dumont.
“Este ano estamos enfrentando uma grande dificuldade, especialmente com relação a algumas exigências que o Núcleo Estadual de Educação tem feito. Nós tínhamos estagiários cursando Pedagogia, tivemos que mandar embora e contratar funcionários que já tivessem o curso, e professores com formação em Pedagogia”, enfatizou a diretora do Centro de Educação Infantil, Marina Sandri Fernandes.
Marina Sandri diz que a instituição atende cerca de 130 crianças, “e por conta destas novas exigências as despesas aumentaram muito. Já estamos prevendo que a subvenção que recebemos do município, por exemplo, não vai cobrir a folha de pagamento para o próximo ano. Gostaríamos que o município estudasse a possibilidade de aumento do repasse ou outro tipo de apoio”.
O Controlador Geral da Prefeitura, Carlos Alberto Vieira, informou que a Associação tem hoje dois convênios vigentes com o município e recebe subvenção de pouco mais de R$ 293 mil por ano, algo em torno de R$ 24,4 mil por mês para a manutenção dos trabalhos feitos pela entidade.
O prefeito Rogério Lorenzetti diz que pedirá um estudo de viabilidade para a Controladoria. “Tivemos uma queda no repasse do orçamento para o próximo ano, por conta deste cenário nacional. É necessário agora que todo mundo trabalhe reajustando o orçamento. Precisamos manter o equilíbrio em nossa cidade. Vamos estudar uma maneira de ajudar a Associação e o Centro de Educação Infantil, mas não vamos fazer nada que possa levantar qualquer questionamento por parte do Tribunal de Contas e prejudicar o município nem a entidade. Também não podemos deixar as crianças sem atendimento”, ponderou o prefeito Rogério Lorenzetti.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Mohamad Smaili, acompanhou a visita dos membros da Associação Santa Terezinha e enfatizou:
“O prefeito é sempre muito comprometido em ajudar as entidades de Paranavaí. Sabemos que a condução deste Centro de Educação Infantil é um trabalho voluntário, de pessoas abnegadas, e que a dificuldade existe. Confiamos que serão tomadas as melhores decisões para a entidade e também para o município. Se houver qualquer situação que precise da ingerência da Câmara, estamos dispostos a agilizar”, finalizou.