Associações de Moradores se unem no combate à dengue
Em atendimento a uma sugestão do prefeito Rogério Lorenzetti, o principal assunto em pauta foi a participação da comunidade nas ações de combate à dengue no município.
A reunião, que aconteceu na sede da Associação de Moradores do Jardim Ouro Branco, teve como convidado especial o diretor da Vigilância em Saúde, Décio Borges Monteiro, que repassou aos líderes comunitários informações sobre a situação de risco que o município vive com relação à dengue.
“Ficamos muito animados com a aceitação dos presidentes das associações de bairro e com a adesão unânime às ações que estamos desenvolvendo na cidade para acabar com esse mal. Envolvendo as lideranças dos bairros, nosso trabalho vai funcionar muito melhor e os resultados certamente serão positivos para todos”, apontou Décio.
O diretor aproveitou a reunião para traçar, junto com os representantes das Associações de Moradores, um plano de ação com mutirões programados para todos os bairros. O primeiro mutirão já está marcado para o próximo sábado, dia 19, no Ribeirão Xaxim, que passa no Parque Ouro Branco.
“Fizemos uma visita no local junto com os moradores do bairro, e constatamos que as margens do Ribeirão estão muito sujas, colaborando para a proliferação das larvas do mosquito da dengue. Hoje, o Jardim Ouro Branco tem um índice elevado de casos positivos de dengue, se comparado a outros bairros”, disse Décio.
Ele acrescentou que grande parte do problema pode estar naquela região. “Não sabemos se o lixo desce para o Ribeirão através da chuva ou se ainda tem gente que vai despejar entulhos no local. Mas precisamos agir e agir rápido. Com a união de forças e agora com a participação das Associações de Moradores, nós vamos vencer esta batalha”, explica Décio.
O mutirão está marcado para as 9h e o ponto de encontro é o Parque Ouro Branco.
Líderes comunitários aprovam medida
A iniciativa foi aprovada por líderes comunitários. A vice-presidente da Associação de Moradores do Jardim Simone, Aparecida Conceição Mello Ravagnani, avaliou que “as informações repassadas e este chamamento para todos se envolverem no combate à dengue foi muito produtiva. Hoje, se passo ao lado de um terreno baldio que tem lixo, eu recolho tudo o que posso. No nosso bairro eu tenho falado com o maior número de pessoas para cada um fazer a sua parte”, disse dona Cida.
Os próximos mutirões nos bairros serão marcados junto com os representantes das Associações de Moradores.
Ainda na reunião com os representantes das Associações de Moradores, o Diretor de Desenvolvimento Comunitário da Secretaria Municipal de Assistência Social, Lucas Barone, falou aos líderes comunitários sobre o interesse dos vereadores da Câmara Municipal em trabalhar em parceria com a Ucampar.
“Eles querem conversar com os representantes dos bairros para desenvolver ações que beneficiem os moradores, que sejam de interesse das comunidades. Logo vamos marcar uma reunião para discutir propostas e ajudar Paranavaí a se desenvolver ainda mais”, frisou Lucas.