Assuntos do dia a dia impulsionam projeto do DN na educação

Há dois anos, desde quando o Diário do Noroeste implantou o seu projeto de cunho social nas escolas de Paranavaí, o Ler para Crescer vem ganhando adeptos. E graças à parceria com as empresas que manifestam interesse no desenvolvimento da educação, o jornal chega aos bancos escolares atendendo à perfeita finalidade: motivar e estimular a leitura e ampliar o conhecimento universal.
O projeto Ler para Crescer tem despertado o interesse cada vez maior não só dos estudantes, como dos professores. O motivo é simples: em vez de textos sobre assuntos arcaicos e ultrapassados que aparecem na maioria dos livros escolares, todos – alunos e professores – têm acesso a textos elaborados sobre assuntos do dia a dia e bem diversificados, como esporte, lazer, política, convivência social, saúde, comércio, etc.
A atração dos participantes do projeto fica evidente diante da ansiedade com que os exemplares do Diário do Noroeste são aguardados. Cada um recebe o seu exemplar e imediatamente folheia para o assunto que lhe interessa mais no momento. Depois, são buscados outros assuntos. Mas, ao final, todos são interligados nas diálogos cotidianos.
E não é só: na sequência os exemplares são trabalhados pelos professores em sala de aula e os assuntos se estendem aos lares de cada um, levados pelos alunos, ensejando que sejam compartilhados pelos familiares. Isto possibilita que os familiares também passem a ter interesse nas discussões iniciadas em sala de aula e aumente a responsabilidade com a educação dos próprios filhos, através da sua participação, como pleiteiam os teóricos da educação.
O projeto Ler para Crescer do Diário do Noroeste vem recebendo uma avaliação positiva e tende a crescer cada vez mais, amparado por uma situação sólida de aprendizado e interesse evidenciado pelas manifestações.
(Saul Bogoni)