Até amanhã vacinação contra a gripe
Termina na sexta-feira o prazo para vacinação contra a gripe e desta vez não há previsão de uma nova extensão.
Em Paranavaí, três dos seis grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe ainda estão com a vacinação abaixo da meta estipulada de 90% do público alvo.
Os grupos das crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes e professores ativos da rede pública e privada continuam sendo a principal preocupação nesta reta final da campanha.
“As temperaturas continuam baixando e os pais precisam entender que as crianças são mais frágeis, com menos resistência, e a vacina diminui muito o risco de complicações caso tenham contato com o vírus da gripe”, disse a coordenadora de Imunização, Míryan Jordão.
A dose da vacina trivalente protege contra a gripe comum (tipo B) e duas gripes do tipo A (H1N1 e H3N2).
Para ser imunizado, basta procurar uma das salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
NO ATO DA MATRÍCULA – A partir de agora, os pais terão de apresentar a carteira de vacinação dos alunos de até 18 anos no ato de suas matrículas nas escolas. O projeto do deputado Tião Medeiros foi aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná sancionado nesta semana pela governadora do Estado do Paraná, Cida Borghetti, informou a assessoria do parlamentar.
A Lei vale para matrículas em escolas da rede pública ou particular que ofereçam Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A proposta tem como objetivo garantir o princípio da proteção integral à criança e ao adolescente e dar a máxima efetividade ao Programa de Imunização do Estado do Paraná.
O texto determina que a carteira de vacinação deverá estar atualizada, contendo os atestados de todas as vacinas consideradas obrigatórias de acordo com o Calendário de Vacinação da Criança e Calendário de Vacinação do Adolescente, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado. (Com Ass./Pref.)