Atividade diferente marcou conscientização para os perigos de dirigir alcoolizado

Paranavaí promoveu nos últimos dias uma série de atividades para marcar a Semana Nacional do Trânsito. Na sexta à noite, uma ação chamou a atenção de clientes de vários estabelecimentos. Alertava para os perigos de beber e dirigir. Polícia Militar, Ditran, Fundação Cultural e outras instituições participaram da atividade.
Trata-se de uma intervenção teatral pela dupla de atores Amauri Martinelli e Higor Fonseca. Em síntese, um amigo bêbado insiste em dirigir ao sair da lanchonete, enquanto o que não tinha ingerido bebida alcoólica tenta fazê-lo mudar de ideia.
Em meio ao debate sobre quem pegaria o volante, entra a equipe policial, explicando tratar-se de um trabalho de conscientização sobre os riscos de beber e dirigir.
Os militares convidaram as pessoas para fazerem o teste do bafômetro (etilômetro), apenas para mostrar o funcionamento do aparelho e os índices que já atrapalham a direção de veículo automotor.
Como esclarece o tenente Claudes de Araújo, do Setor de Comunicação Social do 8º Batalhão, não houve notificações nas ruas, já que o foco da Semana do Trânsito é a educação.
Uma intervenção que levou as pessoas a refletir sobre o trânsito e sobre a combinação nada recomendável: bebida x volante. Oportuno, pois coroa uma semana dedicada ao debate sobre a necessidade de harmonia nas ruas e rodovias. Hoje, 25 de Setembro, é Dia Nacional do Trânsito.