Atividades do Femup começam no dia 12

Do dia 12 ao dia 18 de novembro será realizado em Paranavaí o 52º Festival de Música e Poesia de Paranavaí (Femup). Na programação, shows, bate-papo, lançamento de livros, sarau, declamações, leituras dramáticas e apresentações das músicas selecionadas no festival. A entrada é gratuita.
No dia 12, às 16h30, a praça do Teatro Altino Costa vai sediar o 2º Encontro de Bateras, que conta com shows das bandas Domínio Livre, Psycofonia e Elemento Principal, além de participações especiais da cantora Sirley Leonardo e do Grupo Gralha Azul.
No dia 13, às 20h30, a Orquestra de Sopros vai apresentar um concerto com convidados especiais no palco do Teatro Municipal. No dia 14, às 19h30, no mesmo local vai ocorrer o bate-papo “Femupiando”, sobre a história do Femup, e que deve contar com a presença de ex-alunos do curso clássico do Colégio Estadual de Paranavaí.
Às 20h30, começa o lançamento do livro “Doe Versos. Transplante Poesias. Compartilhe Vida!”, uma compilação da Academia de Letras e Artes de Paranavaí. No dia 15, às 20h, ocorre o Sarau Cidade Poesia com lançamento de livro, exposição e declamação de textos de escritores paranavaienses e outras apresentações artísticas.
No dia 16, às 19h30, vai ser realizado o 6º Femupinho, uma versão do Femup para crianças. “Simultaneamente, teremos o Quinta Feirão na praça do Teatro Municipal, com artesanato e alimentos orgânicos à venda”, explica Rosi Sanga, presidente da Fundação Cultural de Paranavaí.
Nos dias 17 e 18, às 14h, ocorrem as leituras dramáticas na Biblioteca Municipal Júlia Wanderley. Ao final, ocorre um bate-papo com os autores. Nesses dois dias, às 20h30, o Teatro Altino Costa recebe apresentações das músicas selecionadas nas fases regional e nacional, além de declamações dos poemas selecionados e premiações dos classificados.
“Durante toda a semana, teremos apresentações artísticas das oficinas de artes da Fundação Cultural. Também teremos feira de artesanato e de outros produtos, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo”, informa Rosi. A previsão é de que, a exemplo das edições anteriores, milhares de pessoas participem do festival entre os dias 12 e 18. (Por David Arioch, da Fundação Cultural)