Atividades e informações sobre sucessão familiar marcaram o 1º Encontro de Mulheres da Área Rural

Com o objetivo de trazer informações de políticas públicas e serviços para as mulheres da área rural, a Secretaria Municipal de Agricultura, o Instituo Emater e a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Paraná (FETAEP), através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paranavaí, realizaram nesta sexta-feira (2), no Salão Paroquial do Distrito de Graciosa, o 1º Encontro de Mulheres Rurais de Paranavaí. A programação do evento contou com palestras, atividades recreativas e uma feira de serviços para as mulheres agricultoras.

Além disso, o evento trouxe temas como a sucessão familiar, que está sendo praticada de forma errada nos dias de hoje, segundo as autoridades.
“O objetivo é mostrar a necessidade da mulher agricultora, de estar sempre organizada em questões de interesse como o Bolsa Família e a Previdência Social. Muitas mulheres só se preocupam com a aposentadoria, por exemplo, quando chegam aos 60 anos e não sabem que é preciso dar entrada no processo bem antes. As palestras aqui serviram para explicar essas questões”, declarou o secretário de Agricultura do município, Osmar Wessler.
O responsável pela Emater de Paranavaí, Ilson Jonacir Rodrigues, comentou sobre a preocupação em relação à sucessão familiar. Para ele, precisa haver mais políticas públicas voltadas para as mulheres, para que elas ajudem a fazer com que a família continue trabalhando no campo. “Se fizermos um levantamento, quem está ‘tocando’ a propriedade rural é o pai e a mãe, que já estão com seus 60 anos de idade. Não está havendo sucessão familiar, pois o filho vai para faculdade em grandes centros e esquece a área rural. Por isso, temos que ter politicas fortes para que a família rural permaneça, e para isso estamos mostrando a importância de manter os filhos aqui. Não estamos dizendo que a pessoa não possa fazer uma faculdade; pelo contrário, tem que fazer mesmo, mas dentro da área, como agricultura, pecuária e administração. Porque se não fizer isso, quem vai tirar o leite e plantar mandioca? Ou seja, quem vai dar continuidade à produção agrícola?”, enfatizou.
O vereador, Josival Moreira da Silva, que representa o Distrito de Graciosa na Câmara de Paranavaí, parabenizou a Emater, “que está no caminho certo se preocupando com a mulher agricultora. São elas que vão fazer com que sua família permaneça no campo gerando alimento para toda a população. Se deixarmos a agricultura na mão de quem não sabe mexer, a tendência é que todas as plantações sejam perdidas”, concluiu.
O 1º Encontro de Mulheres Rurais de Paranavaí fez parte da programação do Outubro Rosa, que terá atividades durante todo o mês dedicado à saúde das mulheres. O dia especial às mulheres agricultoras ainda contou com o apoio da Unipar, Sesc, Academia Líder, Paróquia de Graciosa e patrocínio do SENAR Paraná.