Atividades no Hemonúcleo de Paranavaí marcam Dia Nacional do Doador de Sangue
Amanhã será o Dia Nacional do Doador de Sangue, data que reforça a importância dos voluntários para abastecer os estoques de hemocentros e hemonúcleos de todo o país. Para comemorar, a equipe de coleta de Paranavaí fará atendimento em horário diferenciado nesta sexta-feira, das 7h30 às 15 horas, sem intervalo para almoço.
O Hemonúcleo Regional de Paranavaí fica na Rua Rio Grande do Sul, número 2.390, em frente à Santa Casa. Além de ajudar a salvar vidas com a doação de sangue, quem for ao local participará das atividades alusivas à data comemorativa.
Para ser voluntário é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade. Menores de idade precisam estar acompanhados por pai, mãe ou responsável legal. Pessoas com 67 anos ou mais só podem doar se já tiverem se submetido ao procedimento de coleta de sangue anteriormente.
O doador precisa pesar mais de 55 quilos e estar em boas condições de saúde. Não pode ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, nem ter doenças infecciosas. Pessoas que mantêm relações sexuais com vários parceiros também ficam impedidas de doar sangue.
IMPORTÂNCIA – As doações feitas a partir de hoje serão de fundamental importância para manter os estoques do Hemonúcleo de Paranavaí abastecidos durante o período de férias que se aproxima.
É que, historicamente, entre dezembro e janeiro o número de doadores tem uma significativa redução. Ao mesmo tempo, a saída de bolsas de sangue aumenta, na medida em que cresce o número de acidentes de trânsito e de casos de violência doméstica com vítimas que precisam receber sangue.