Atividades vão abordar perigos do excesso de velocidade

Começa hoje em Paranavaí o trabalho voltado para a Semana Nacional do Trânsito. A abertura oficial da campanha de conscientização será às 14h30, na Avenida Heitor Alencar Furtado, esquina com a Rua Luiz Spigolon. Já no início, um tema dos mais relevantes em relação ao trânsito será abordado: o excesso de velocidade.
Para este primeiro dia a organização ficou a cargo da Ditran – Diretoria de Trânsito (da Secretaria Municipal de Segurança), juntamente com o Núcleo Regional de Educação.
Até o próximo sábado diversas instituições públicas e entidades comunitárias farão ações chamando a atenção para os perigos do trânsito e para a necessidade de um trânsito harmônico, visando a segurança.
Nesse sentido, o foco é atentar para as infrações por parte de motoristas e outros usuários das vias públicas. O descumprimento de regras é, quase sempre, o causador dos acidentes.
Em visita ao Diário do Noroeste na semana passada, lideranças reforçaram que toda a programação foi definida de acordo com a incidência e gravidade. Portanto, com base na situação real de trânsito. O Dia Nacional do Trânsito é comemorado em 25 de setembro.
CAUSAS DE ACIDENTES – O trabalho das lideranças paranavaienses encontra respaldo em números sobre acidentes no Brasil. Dados do Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV – com base em informações do Sistema Único de Saúde, mostram que 90% dos acidentes nas rodovias federais do país acontecem por falhas humanas (dados divulgados em 2015 com base em 2013).
O conjunto de problemas em relação aos usuários do trânsito vai desde a falta de atenção ao desrespeito à legislação. As principais infrações são excesso de velocidade, uso do telefone celular, bebida alcoólica e direção, falta de equipamentos de segurança (cinto, etc.).
Somente 5% dos acidentes acontecem por falhas no veículo e outros 5% por problemas da rodovia, englobando manutenção, conservação ou projeto. (Fonte: onsv.org.br)

PROGRAMAÇÃO
Hoje é o primeiro dia de uma série de atividades, assim programadas:
21/09 – Quarta-feira, entre 10 horas e 12 horas, o tema será telefone celular e direção. Concentração na Rua Pernambuco, esquina com a Rua Souza Naves. Organização da 14ª Ciretran e Sindicato dos Corretores de Seguros.
22/09 – Quinta-feira, das 10 às 12 horas, no calçadão da Rua Souza Naves, o tema abordado será cinto de segurança. Organização do Conselho Comunitário de Segurança, Unimed e Secretaria de Educação.
23/09 – Sexta-feira, blitz de conscientização noturna, abordando bebida alcoólica e direção. Organização da Polícia Militar, através do 8º Batalhão, em conjunto com a Fundação Cultural. Será de caráter educativo.
24/09 – Sábado – das 10 às 14 horas, encerramento das atividades na Rua Pernambuco, esquina com a Rua Souza Naves. O uso correto da sinalização no trânsito será o foco desta etapa. Organização dos clubes de Rotary e Corpo de Bombeiros.