Atl. de Paranavaí vai viajar mais de 3.500 km
Começa neste domingo (19/03) o Campeonato Paranaense de 2017 da 2ª Divisão. Conforme a tabela previamente divulgada, o Atlético de Paranavaí vai estrear contra o Maringá FC, mas o jogo será em Foz do Iguaçu. O time permanecerá na cidade do Oeste até quarta-feira para um segundo jogo, uma vez que perdeu o mando de campo.
A primeira fase da competição é composta por nove rodadas, que serão intercaladas entre as quartas-feiras e os finais de semana. Por conta disso, a fase inicial da Segundona durará pouco mais de um mês, fato que deixa o calendário apertado para as equipes participantes.
Tendo isso em mente, os clubes devem redobrar a atenção quanto às viagens e questões logísticas, visto que a maioria das regiões paranaenses é contemplada com as participações de times no campeonato. Isso torna as excursões mais longas e desgastantes, e, com o agravante do período curto entre as viagens, pode inclusive afetar no desempenho nas disputas dos jogos.
Das dez agremiações que participam do campeonato, cinco terão o privilégio de disputar uma partida a mais em casa. São os casos de Andraus, Grêmio Maringá, Maringá FC, Operário e Portuguesa Londrinense.
O Maringá FC seria o clube que menos precisaria viajar no campeonato, percorrendo uma distância total de 1.744 km. No entanto, como vai ter que mandar o primeiro jogo contra o Paranavaí em Foz do Iguaçu, terá que viajar um pouco mais que os 1.744 km iniciais, somando um total, agora, de 2.548 km.
Isso se deve principalmente ao fato de que a equipe irá enfrentar, sem mando de campo, o Grêmio Maringá, com quem divide a cidade.
Com distância menor percorrida estão o próprio Grêmio Maringá, com 1.976 km e o Operário Ferroviário, com 1.981 km. As equipes foram contempladas pela tabela com viagens mais curtas, como Maringá até Apucarana (pelo Grêmio Maringá) e Ponta Grossa até Campo Largo (pelo Operário).
Por outro lado, cinco equipes terão de fazer uma viagem a mais. O Cascavel e o União de Francisco Beltrão são os times que mais terão tempo de estrada, com 3.589 km e 3.559 km respectivamente.
Depois aparece o time de Paranavaí com 3.530 km.
Outro dado relevante é do Apucarana Sports: o time, mesmo jogando cinco partidas fora de casa, tem distância total percorrida (2.534 km) menor que do Andraus, que joga quatro partidas fora de Campo Largo e se desloca por 2.696 km.
Outro time que joga mais partidas fora do que em casa é Iraty, que percorrerá 3.077 km. (Por Saul Bogoni)
Veja a distância total que cada time terá de percorrer na primeira fase da Segundona, contando ida e volta das viagens:
Grêmio Maringá 1976
Operário 1981
Portuguesa 2230
Apucarana 2534
Maringá FC 2548
Andraus 2696
Iraty 3077
Paranavaí 3530
União 3589
Cascavel 3589
Os cálculos são da Redação em Campo e atualização da Redação do DN.