Atlético de Paranavaí em 7º entre os paranaenses

CURITIBA – Medir a força de um clube, o peso de uma camisa, é impossível. Mas a matemática pode servir para dar peso aos resultados obtidos em campo pelos times, servindo de base de comparação entre eles.
Com esse objetivo em mente, a Gazeta do Povo elaborou um ranking das equipes paranaenses, levando em consideração o que cada uma alcançou desde 1933, quando o futebol brasileiro se profissionalizou. Entraram na relação os campeões e vices do Estadual desde aquele ano. Ao todo, 27 agremiações – muitas já extintas – marcaram presença.
Apesar de os campeonatos internacionais e nacionais renderem pontuações superiores, pela exigência técnica, o Coritiba lidera o ranking pelo sucesso dentro de casa. Os 34 títulos e 16 vices do Estadual renderam 2.440 dos 3.670 pontos do Alviverde.
O cenário do segundo colocado, o Atlético-PR, é oposto. Se no Paranaense somou apenas 1.540 pontos (900 a menos do que o time do Alto da Glória), o Furacão se apoiou no bom desempenho fora das bordas do Paraná para caçar o rival na lista: com 3.105 pontos, está em desvantagem de apenas 565.
Em terceiro, prejudicado também pelo pouco tempo de vida – foi fundado em 1989 -, o Paraná somou 1.065.
O grande desafio do levantamento foi encontrar critérios justos para campeonatos com fórmulas bem distintas. Como a intenção era valorizar os resultados, optou-se por premiar campeão, vice e os times que chegaram mais longe nos torneios. Evitar a queda rendeu apenas um pequeno bônus. O Atlético de Paranavaí, com um título estadual e um vice-campeonato, ficou em 7º lugar.
Competições sem rebaixamento, comuns até os anos 90, deram pontos apenas aos quatro primeiros. Esse critério refletiu em times como Grêmio Maringá, Londrina, Colorado, Pinheiros e Operário, que disputaram o Brasileiro nesse período, mas com pouco destaque.

Ranking dos melhores

                                pontos
Coritiba – 34 títulos e 16 vices    3670
Atlético-PR – 19 títulos e 16 vices    3105
Paraná Clube – 7 títulos e 4 vices    1065
Londrina – 4 títulos e 4 vices    520
Grêmio Maringá – 3 títulos e 4 vices    280
Operário Ponta Grossa – 3 títulos e 4 vices    175
Paranavaí – 1 título e 1 vice    85