Ato teve escolas fechadas em Paranavaí e atendimento parcial em outras

A APP-Sindicato informou que a adesão ao protesto com suspensão das aulas ontem na rede estadual de educação atingiu 80% da categoria na região de Paranavaí.
Já o núcleo de Educação informa que houve adesão parcial em 53% dos estabelecimentos e total em 22%. 25% das escolas não participaram, divulga o Núcleo. São 46 escolas regulares e 12 especiais (Apaes) na área de Paranavaí.
O secretário de assuntos municipais da APP Estadual, Celso José dos Santos, considerou alto o índice de adesão, apesar do que considera pressão sofrida pela categoria. Ele aponta que as escolas que atenderam tiveram baixa participação de professores e de estudantes. A categoria conta com cerca de mil profissionais, detalha.
O Núcleo confirma que as não ministradas foram devidamente anotadas, devendo ser repostas. A APP-Sindicato, por sua vez, antecipa acordo para a reposição, em calendário a ser organizado nos estabelecimentos, descartando-se o desconto do dia parado.
A paralisação dos professores foi uma forma de manifestar contra a suspensão das eleições para diretores (que seriam realizadas ontem) e também contra o que classifica como outras motivações arbitrárias, conforme comunicado divulgado pela APP no último final de semana.
A representação sindical cita a agressão sofrida por professores em reunião da Assembleia Legislativa no dia 04 deste mês como uma das razões para o protesto. No episódio ficaram feridos os professores paranavaienses – Ivan Ramos Bernardo e Sandra Thaís Gomes – que juntamente com outros profissionais da educação de todo Estado, estavam protestando contra a prorrogação dos mandatos dos diretores por mais um ano.