Audiência pública vai tratar do rezoneamento eleitoral em Paranavaí

Em junho deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) editou uma resolução que estabelece critérios para a extinção ou o remanejamento de zonas eleitorais de todo o Brasil.
A decisão tem sido amplamente discutida em diferentes instâncias da sociedade, e em Paranavaí não será diferente: hoje tem audiência pública, no Salão do Júri do Fórum da Comarca, às 19 horas.
O objetivo é envolver a comunidade no debate sobre a extinção ou o remanejamento da 138ª Zona Eleitoral do Paraná, que inclui pouco mais de 30 mil eleitores de Amaporã, Nova Aliança do Ivaí, Paranavaí e Tamboara.
A juíza Eveline Soares dos Santos Marra recebeu a equipe do Diário do Noroeste, para falar sobre a importância da participação de agentes políticos, lideranças e representantes da sociedade na audiência pública desta terça-feira.
De acordo com ela, o remanejamento trará grande prejuízo para o eleitorado da Comarca de Paranavaí. Essas pessoas teriam de ir a outras cidades para votar, fazer atualizações de dados ou tirar a segunda via do Título de Eleitor.
Mas os problemas com o cumprimento da resolução do TSE não parariam por aí. A juíza afirmou que a extinção e o remanejamento de zonas eleitorais enfraquecerão a democracia. “Quanto mais zonas eleitorais, mais juízes e promotores atuando nos processos eleitorais”, destacou Eveline.
Ela explicou que se as mudanças forem efetivadas, a fiscalização será menor, o que prejudicará as ações de combate à corrupção. “Vai dificultar o controle”. Isso abriria espaço para fraudes e atitudes ilícitas em períodos eleitorais.
Diante dessas possibilidades, a Justiça Eleitoral do Paraná recomendou a realização de audiências públicas. Assim, com o envolvimento de toda a comunidade, será possível reunir forças para tentar impedir o cumprimento da resolução do TSE.
SERVIÇO – Apesar de o evento ser voltado para tratar sobre zonas eleitoras, será realizado no Fórum da Comarca, e não no Fórum Eleitoral. O endereço é Avenida Paraná, 1.422, na região central da cidade.