Audiência sobre comércio aos domingos pode ser na segunda quinzena de agosto

O Poder Executivo encaminhou à Câmara de Vereadores de Paranavaí um projeto de lei que propõe a regulamentação do horário de funcionamento de alguns segmentos do comércio e prevê mudança para outros setores.
O texto tem gerado dúvidas entre os legisladores, por isso, eles propuseram a realização de uma audiência pública. “Queremos entender exatamente o que é esse projeto para chegarmos a uma conclusão antes da votação”, afirmou o presidente da Câmara, Mohamad Smaili.
Na opinião dele, é preciso ouvir todos os envolvidos neste debate que se estende há meses. “Precisamos saber o que os patrões e os empregados pensam”.
A intenção dos vereadores é realizar a audiência pública na próxima semana, mas uma solicitação do Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindoscom), do Sindicato do Comércio Varejista (Sivapar) e da Associação Comercial e Empresarial (Aciap) poderá adiar o debate com a comunidade.
Hoje, às 14h30, representantes das três entidades entregarão um ofício ao presidente Smaili, pedindo que a audiência pública seja marcada para depois que patrões e empregados retomarem a discussão sobre os horários de funcionamento dos supermercados de Paranavaí e definirem se os estabelecimentos voltarão a abrir aos domingos ou não.
A conversa entre as duas categorias está programada para a segunda quinzena de agosto. O prazo foi definido pela Convenção Coletiva do Trabalho, que é o acordo assinado pelos presidentes dos dois sindicatos para regulamentar o horário de funcionamento do comércio, os salários e o pagamento de horas extras, por exemplo.
O presidente da Câmara de Vereadores disse que só poderá se pronunciar sobre o adiamento da audiência pública depois que receber o documento assinado pelos presidentes do Sindoscom, do Sivapar e da Aciap e fizer uma avaliação do pedido junto aos demais vereadores.