Aulas gratuitas de capoeira, violão e percussão no núcleo do São Jorge

No Núcleo de Cultura do Jardim São Jorge, que funciona na Associação de Moradores do bairro, a Fundação Cultural de Paranavaí está oferecendo aulas semanais de capoeira, violão e percussão.
Às segundas-feiras, o professor Fernando Bana dá aulas de violão das 13h30 às 14h30, das 14h30 às 15h30 e das 15h30 às 16h30. Cada turma pode receber até cinco alunos com idade a partir de sete anos.
Na terça-feira, das 18h às 20h, a Associação de Moradores, por meio do Núcleo de Cultura da Fundação Cultural, oferece 20 vagas para a oficina de percussão com o professor Hugo Ubaldo.
Já na quinta-feira, o professor Leandro Felipe (Cabelo) dá aula de capoeira das 18h às 19h. A oficina oferece 25 vagas. “Se tiver seis ou sete anos, já pode participar das oficinas de capoeira e percussão”, informa o gerente de desenvolvimento cultural da FC, Marcos da Cruz.
Além das oficinas da Fundação Cultural, a Associação de Moradores do Jardim São Jorge oferece aulas de dança e escolinha de futebol.
“A nossa escolinha é bem tradicional. Também realizamos campeonatos amadores, varzeanos”, conta o presidente da associação, Edson Dias, mais conhecido como Edson da Farmácia.
Fundada há mais de 50 anos, a Associação de Moradores surgiu com o objetivo de oferecer opções de lazer, esporte e cultura à população, além de buscar melhorias para o bairro que hoje tem mais de 25 mil habitantes.
“A Associação existe para movimentar o São Jorge. Temos pelo menos 200 pessoas que participam regularmente das atividades oferecidas na nossa sede. É um trabalho que também ajuda a tirar a molecada da rua”, garante Edson que há 30 anos faz parte da Associação de Moradores.
Hoje em dia, os custos com a manutenção da sede ficam em torno de R$ 1,5 mil por mês, mas quando surge algum imprevisto esse valor pode subir bastante. Por isso, a associação oferece o espaço para locação, ou seja, para a realização de casamentos, aniversários, confraternizações e feiras. Também cobra uma pequena taxa dos participantes das aulas de dança.
“A diretoria se reúne uma vez por mês para discutir sobre despesas e atividades. Vamos começar a realizar feira de venda de carros usados. E logo mais teremos eventos para o pessoal da terceira idade. Eles precisam ser mais valorizados”, declara Edson que aponta Carlos Cancian como um dos fundadores da associação.
Saiba Mais:
Para participar, basta ir até a sede da associação durante as aulas e apresentar o registro de nascimento ou CPF, cópia do comprovante de residência e duas fotos 3×4. Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável.