Aulas no Campus da Unespar de Paranavaí começam na segunda

Terão início, na segunda-feira, as aulas da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). A decisão foi tomada na quinta-feira, em reunião organizada pelo Comando de Greve.
De acordo com o diretor do campus de Paranavaí, Elias de Souza Junior, toda a estrutura física e de recursos humanos estará pronta, na medida do possível, para receber os acadêmicos.
Segundo o diretor, a retirada dos projetos de lei apresentados por Beto Richa que reduziam benefícios dos servidores públicos e a garantia de que não haverá interferência na Paranaprevidência motivaram o fim da greve dos docentes da Unespar. A manutenção do nível de autonomia da instituição também.
Ainda faltam fazer as reposições de verbas de custeio e outros repasses referentes ao ano passado. “Temos pendências”, disse o diretor. Os recursos seriam aplicados principalmente em melhorias na infraestrutura do campus de Paranavaí. “Isso não foi negociado e não sabemos como o pagamento vai ser feito”.
A princípio, os professores e agentes universitários se manterão em estado de greve. Significa que se os acordos firmados com o Governo do Estado não forem cumpridos, os profissionais voltarão à paralisação. Lembrando que a greve teve início no dia 9 de fevereiro.
O campus de Paranavaí reúne aproximadamente 2.200 acadêmicos, 133 professores efetivos, 29 professores colaboradores, 26 agentes universitários, 27 estagiários e nove profissionais de empresas terceirizadas.