Aumenta a punição para quem não cumprir as regras do estacionamento regulamentado

Em vez de três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 53, quem não utilizar o estacionamento regulamentado da maneira correta estará sujeito a uma punição maior: cinco pontos e R$ 127. A mudança está vigorando desde o dia 6 de janeiro deste ano.
A informação foi repassada pelo diretor de Trânsito de Paranavaí, Airton Melo Gonçalves. Ele afirmou que a decisão foi tomada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e vale para todo o Brasil. Segundo ele, não houve campanha de divulgação e a equipe da Diretoria de Trânsito (Ditran) só soube da mudança no final desta semana.
Gonçalves destacou que o sistema de lançamento de multas está atualizado desde a publicação da Portaria nº 3, por isso, quem infringiu as regras do estacionamento regulamentado desde o dia 6 de janeiro já terá cometido infração grave e deverá pagar o novo valor.
O diretor municipal de Trânsito explicou que a soma de quatro multas graves, totalizando 20 pontos na CNH, poderá resultar na invalidação do documento. “Nesse caso, o motorista terá de fazer curso de reciclagem para poder voltar a dirigir”.
O secretário de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, Nivaldo Mazzin, enfatizou que “a Administração Municipal não tem a intenção de multar, mas de tornar o trânsito melhor”. Nesse sentido, disse ele, a fiscalização sobre o uso das vagas de estacionamento regulamentado é fundamental.
Em Paranavaí, a legislação estabelece duas horas como tempo máximo para permanência em uma mesma vaga de estacionamento regulamentado, se estiver utilizando o cartão devidamente preenchido. Caso contrário, o motorista é autuado e tem até 12 dias para regularizar a situação.