Aumento no consumo de água gera problemas de abastecimento em alguns bairros de Paranavaí

Oficialmente, o verão começa no dia 22 de dezembro, mas antes mesmo da chegada da estação mais quente do ano os termômetros têm registrado temperaturas elevadas. Para amenizar os efeitos do calor, os moradores consomem mais água, e o resultado é que em alguns bairros da cidade pode haver problemas de abastecimento. O gerente regional da Sanepar de Paranavaí, Arnaldo Rech, garante que são casos pontuais, mas alerta que é necessário economizar.
“Nossa estrutura tem atendido toda a demanda”, diz. Segundo ele, por causa das temperaturas elevadas há picos de consumo que podem prejudicar os moradores de bairros mais afastados do centro. “A pressão da água diminui e não chega até a ponta do sistema de abastecimento”, explica Rech. Jardins Morumbi e Campo Belo estão entre alguns dos prejudicados.
Para evitar que a falha ocorra de forma frequente, a Sanepar está ampliando a rede de abastecimento de Paranavaí. Neste ano, o Jardim Santos Dumont foi contemplado com um novo poço de captação de água – que já está em operação -, e mais um está sendo concluído no Jardim Dr. Siqueira, com previsão de entrega para janeiro de 2013.
Rech conta que outra circunstância que gera transtornos para os moradores é a falta de reservatórios de água em muitas residências. Uma caixa d’água de 500 litros seria suficiente para suprir o consumo médio de uma família em um dia. “Geralmente, quando falta água, é por um período de duas horas. Se o morador tem reservatório, nem percebe que o abastecimento foi interrompido”, destaca o gerente regional da Sanepar.
PISCINAS – Opção para quem busca aliviar os efeitos do calor, a piscina resulta em considerável aumento no consumo de água. Mil, dois mil, cinco mil litros. Você já parou para pensar em quanto sua conta de água sobe quando enche a piscina? E se utilizá-la várias vezes durante a semana?
Para evitar que os gastos cresçam de forma indiscriminada, a orientação do gerente regional da Sanepar é que antes de lavar o quintal, por exemplo, o morador varra toda a sujeira. A lavagem de roupas não deve ser feita todos os dias. Enquanto escova os dentes, o cidadão precisa fechar a torneira. A água da chuva pode – e deve – ser aproveitada para tarefas domésticas.