Aumento real do piso salarial potencializa os avanços econômicos

Foi divulgado na última semana, relatório do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (SAS-Dieese), que aponta aumento real nos pisos salariais no primeiro semestre de 2013, na comparação com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
 De acordo com o relatório, 85% das unidades de negociação analisadas pelo Dieese, apontaram aumento nos pisos salariais.
 Para o primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT-PR), o patamar histórico de baixo desemprego e os dados específicos do Dieese e de outras instituições, atestam os acertos da política econômica da presidenta Dilma Rousseff. “O Brasil possui uma torcida organizada contrária aos nossos avanços, que potencializa eventuais dados negativos por conta da eleição de 2014, mas a realidade mostra cada vez mais a nossa força econômica e comprova os acertos dos governos Lula e Dilma ao apostarem no nosso futuro”, afirmou Vargas.
ESTUDO – Por setores econômicos, o comércio liderou as negociações com reajustes acima da variação do INPC, com 98%. Na indústria, a fatia de reajustes acima da inflação foi de 85%. Já em serviços a proporção ficou em 79%.
Apesar de o primeiro semestre ter demonstrado uma piora de cenário quando comparado aos resultados do ano passado, a entidade mostrou-se otimista com relação ao quadro da segunda metade do ano, em razão de fatores como a desvalorização do real, a tendência de queda da inflação e a retomada do crescimento.