Autoescolas e Detran buscam soluções em parceria

CURITIBA – O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) fez um balanço das ações realizadas em 2013 na área de habilitação, junto ao Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores do Paraná e representantes de autoescolas de todo Estado.
Segundo os participantes, mudanças operacionais e tecnológicas sugeridas pelos parceiros em reuniões ao longo do ano foram essenciais para as melhorias no atendimento ao cidadão.
“Fico feliz por hoje estar caminhando junto com a diretoria do Detran. Realizamos muitas mudanças importantes e, com certeza, formamos uma boa parceria”, destaca o presidente do Sindicato dos Proprietários de Centro de Formação de Condutores do Paraná, Justino Rodrigues da Fonseca.
Durante o ano foram recebidas 34 sugestões do grupo de prestadores de serviços nas atividades relacionadas à habilitação. Destas, 21 foram atendidas, nove estão em execução e apenas duas não foram implementadas por questões legais legal.
AVANÇOS: Entre os avanços obtidos em 2013 está a implantação do chamado técnico online. Com ele, as autoescolas farão o credenciamento de veículos de aprendizagem pela internet. Assim, o tempo de cadastro que hoje dura, em média, cinco dias vai cair para cerca de 20 minutos.
Outra inovação anunciada neste ano, sugerida pelo grupo, foi a apropriação automática do processo de habilitação. “Antes, as taxas eram pagas, o aviso de pagamento era enviado ao Detran para processo e só então era liberado o agendamento dos serviços. Agora, a taxa será paga e identificada por um sistema automático da rede bancária, em um prazo de cerca de 15 minutos, que já libera o agendamento”, conta Fonseca.
Os cursos de reciclagem para motoristas infratores, que passaram a ser disponibilizados pelos Centros de Formação de Condutores em 2012, já apresentam bons resultados. Em 2013, com agendas mais flexíveis e mais horários disponíveis, as 247 autoescolas credenciadas atenderam mais de 30 mil alunos.