Autoridades de Paranavaí destacam problemas enfrentados pelo Brasil
O trabalho dos policiais para garantir a segurança da população, erradicação da pobreza e desigualdades sociais, e os problemas sociais e econômicos foram temas constantes dos pronunciamentos das autoridades de Paranavaí na abertura da comemoração da Semana da Pátria, ontem de manhã.
O prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes afirmou que o país enfrenta uma inversão de valores, propondo uma reflexão. “Um país onde o policial que mata em confronto é rotulado de assassino por movimentos sociais, os mesmos que lutam pela liberação do aborto. Dizem eles: ‘o Brasil é recordista de morte em confrontos com a polícia’. Mas esquecem de dizer que também somos o país recordista em assassinato de policiais, não apenas em confronto, mas pura e simplesmente por serem policiais”, apontou.
O prefeito ainda ressaltou a força dos policiais para garantir a segurança da população e a importância de cada um no desenvolvimento do país. Para o prefeito, é preciso apoiar as instituições.
“Precisamos agir, pois a crítica pela crítica e a terceirização de nossas responsabilidades não servem ao desenvolvimento de uma nação. Quando cada um de nós decidir sair da zona de conforto para remarmos todos na mesma direção, o Brasil se transformará, de fato, em uma nação”.
O presidente da Câmara, vereador José Galvão, falou da necessidade de erradicar a pobreza e as desigualdades sociais para o país atingir níveis elevados de transformação na educação, economia, desenvolvimento.
“Que o lema da nossa bandeira, Ordem e Progresso, seja constante na vida de nós. Nesta pátria amada que tiramos todos os dias o sustento de nossas famílias. Cabe a cada um de nós, a esta nação, escolher o Brasil que queremos, um país livre, justo e soberano”, discursou.
A diretora do Fórum e Juíza da 2ª Vara Cível de Paranavaí, Anacléia de Oliveira, falou que o país vive um momento histórico e de muitas incertezas, crises, especialmente quando se fala em corrupção.
“Atuando como juíza, posso constatar de perto os problemas sociais e econômicos que corroem nossa população. A semana da Pátria nos dá a oportunidade de refletirmos sobre todos estes assuntos e resgatarmos, dentro de nós, o espírito cívico, moral e de união. Devemos lembrar das nossas qualidades, do nosso povo, nossa riqueza natural e clima magnífico. Devemos fazer as nossas escolhas de forma consciente e com liberdade, respeitando às opiniões contrárias, criando uma cultura de paz”.
Disse mais: “E também devemos cultivar em nossos lares e trabalhos, o amor, ética e a honestidade, a gratidão, não somente por palavras, mas especialmente por meio de nossas ações”.
A cerimônia de abertura da Semana da Pátria contou ainda com o acendimento do fogo simbólico da Pátria, que foi conduzido pelo atleta Antônio Senra, e a interpretação do Hino Nacional pela cantora Josiane Alencar e a instrumentista Ivonete Almeida.
DESFILE – Encerrando as comemorações da Semana da Pátria, no dia 7 de setembro, próxima sexta-feira, será realizado o tradicional Desfile Cívico na Rua Pernambuco, no trecho entre as Ruas Paraíba e Souza Naves, a partir das 8h. A Secretaria Municipal de Educação está prevendo a participação de mais de 41 instituições no desfile, entre escolas e outras entidades.
O evento de ontem reuniu representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de várias autoridades civis e militares, Guarda Municipal, atiradores do Tiro de Guerra, pelotão da Polícia Militar, estudantes e professores da rede municipal de ensino.