Autuori saca Lúcio e inicia mudanças pela zaga

SÃO PAULO (Folhapress) – Após quatro jogos e quatro derrotas, Paulo Autuori começa a alterar – e a reforçar – o sistema defensivo do São Paulo com decisão polêmica.
Para o jogo de domingo, contra o Corinthians, no Pacaembu, Lúcio, 35, foi barrado. Paulo Miranda atuará ao lado de Rafael Toloi na zaga.
Lúcio treinou separado ontem e não irá para o banco – mas não está afastado do elenco. Ele, por exemplo, viaja na segunda-feira para a série de partidas na Europa e para a Copa Suruga, no Japão.
O zagueiro é um dos mais experientes do elenco e foi contratado com estardalhaço no final de 2012, depois de anos atuando fora do país.
Em março, após ter reclamado de ser substituído, foi tirado do time pelo ex-treinador Ney Franco. Desta vez, a saída é por razões táticas.
Autuori disse que Lúcio foi avisado pessoalmente por ele de que não iria para o clássico. "Comigo é olho no olho. O Lúcio é um jogador experiente. Mas, neste momento, achei melhor mudar”, disse.
O técnico quer mais segurança na defesa e já havia citado, após a derrota para o Inter, por 1 a 0, que os avanços de Lúcio estavam sendo prejudiciais.
As mudanças na equipe não param por aí. Autuori não confirmou, mas Ganso pode não ir para o duelo porque o treinador quer usar três jogadores no meio-campo.
A opção, portanto, é usar três atletas que marcam mais que o camisa 8. Jadson seria o único homem de criação.
Não seria a primeira vez que Autuori usaria três volantes no São Paulo. Ele adotou a mesma formação nas derrotas para o Vitória, em sua estreia, e para o Corinthians, na decisão da Recopa.
Em relação a esses jogos, há duas diferenças fundamentais. Primeiro, o treinador pretende promover a entrada de Fabrício, que fora afastado por Ney Franco e foi resgatado por Autuori.
Ele ainda não está 100% fisicamente, mas, na visão do treinador, melhora a marcação e o passe no meio. "O Fabrício compensa [o físico] com sua experiência”, disse o técnico do São Paulo.
A segunda diferença é  que o armador nos jogos ante Vitória e Corinthians foi Ganso, e não Jadson, que  estava machucado. E Ganso não tem jogado bem.