Avaliação sobre plebiscito por reforma política é positiva

Só o Sindicato dos Bancários de Paranavaí coletou quase mil assinaturas durante mobilização na semana passada em favor de um plebiscito pendido uma ampla reforma política no Brasil. A ação, de nível nacional, teve como principal objetivo defender uma constituinte exclusiva e soberana.
Outros sindicatos, escolas e entidades de classe de toda a região participaram da votação, mas como atuaram a partir dos próprios núcleos, ainda não foi possível contabilizar todos os votos conseguidos nos municípios do Extremo-Noroeste.
De qualquer forma, a avaliação feita pelo presidente do Sindicato dos Bancários, Neil Emídio Junior, foi positiva. “Abrimos o debate por uma reforma política. Muitas pessoas compreenderam que o financiamento privado de campanhas eleitorais precisa acabar”.
Ele também falou sobre outros tópicos discutidos durante toda a semana. “Algumas pessoas entendem que o Senado não tem papel preponderante”, exemplificou Emídio Junior. Segundo o presidente, a reforma política é necessária porque “abre caminho para outras mudanças, como as reformas tributária, agrária e trabalhista”.
Pelo Sindicato dos Bancários foram 957 votos: 936 favoráveis à constituinte exclusiva e soberana, 18 contrários e três votos brancos.