Avenida Paraná será interditada para comemorações em jogos da seleção

O paranavaiense que quiser comemorar as vitórias do Brasil na Copa do Mundo terá um espaço exclusivo. Autoridades e forças de segurança confirmaram ontem que a Avenida Paraná será interditada ao final do primeiro tempo de cada partida (no caso de quinta-feira, estreia dos brasileiros, por volta das 18 horas).
Com a interdição, os veículos deixam de circular no trecho entre a Praça Portugal (revenda Volks) e a rotatória das ruas Parigot de Souza, Rio Grande do Norte e Luiz Spigolon (esquina de O Boteco). No total, o tráfego será bloqueado em nove pontos, incluindo sete ruas de acesso à Avenida Paraná.
Se houver necessidade, não está descartada a interrupção do tráfego de veículos em outros pontos, confirma o major Jeferson Luiz de Souza, subcomandante do 8º Batalhão de Polícia Militar. Vai depender do volume de aglomeração, avalia, lembrando que algumas empresas fazem promoções e colocam telões para o público.
A intenção é que o torcedor tenha um espaço tranquilo para comemorar, sem ter que dividir espaço com os carros, o que torna o ambiente muito perigoso. Também é recomendada prudência para os motoristas que forem trafegar em outros pontos, pois, tomando por base competições anteriores, há tendência de grande fluxo de pessoas.
O capitão Hélio de Oliveira lembra que, mesmo durante as comemorações, as regras de trânsito continuam valendo. Não serão tolerados o consumo de bebida alcóolica ao volante ou transportar pessoas em carrocerias de camionetas. “É preciso respeitar as regras para evitar acidentes”, resume.
EVITAR ROJÕES – Outro item de segurança importante é quanto ao uso de bombas e rojões, comum em comemorações de futebol, e ainda mais usual durante o mês de junho. Sargento do Corpo de Bombeiros, Joce de Amo lembra a regra básica: ninguém deve manipular fogos e outros artefatos a menos de 150 metros dos locais de aglomeração de pessoas.
O planejamento está levando em conta também a necessidade de deslocamento rápido para socorrer acidentados ou pessoas enfermas. Sem contar que deve atender ainda os moradores dos locais interditados. Basta que se identifiquem aos profissionais e estes facilitarão o acesso, garante a PM.
DITRAN – O coordenador da Ditran – Diretoria de Trânsito – Gilmar Narcizo Lopes, antecipa que onze profissionais da sua equipe estarão nas ruas. Vão atuar em conjunto com a PM, que por sua vez terá pelo menos 100 homens de plantão, incluindo os alunos da escola de formação. Eles estarão de plantão na unidade militar, prontos para intervenção em caso de necessidade.
O major Jeferson pede que as pessoas saiam para as ruas com tranquilidade e atentando para as normas. Dessa forma, entende, todos poderão comemorar as possíveis vitórias do Brasil sem ultrapassar limites ou perturbar a ordem pública.
Quem preferir não participar das comemorações e precisar sair às ruas deve ficar atento aos pontos de interdição, visando evitar aborrecimentos. O esquema de segurança terá reunião de avaliação nesta sexta-feira, às 15 horas.