Avicultura paranaense exporta mais de US$ 1,8 bi

O ano de 2013 foi um dos melhores para a avicultura brasileira e, em especial, paranaense. Os últimos dados, referentes aos primeiros dez meses, apontam que o Paraná exportou mais de US$ 1,8 bilhão em frango. O Estado é responsável por 29,5% do que o país comercializou para o exterior, ou seja, 946,5 mil toneladas.
De acordo com o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), a carne de frango é comercializada para mais de 130 países. A entidade destacou que, em 2013, o Paraná conquistou o primeiro lugar em faturamento. Desde 2000 o Estado é o maior produtor brasileiro e já havia consolidado ano passado a liderança em volume nas exportações de carne de frango.
O grande momento vivido pelas carnes brasileiras – com destaque para a de aves – se reflete na maior troca de informações, investimento e fortalecimento da cadeia. Neste sentido, entre os dias 25 e 27 de março de 2014, a Região Metropolitana de Curitiba sediará a Tecno Food Brazil, primeira feira internacional de proteína animal.
Rubens Zago, presidente da Tecno Food Brazil, reforçou que 2013 foi um incrível ano para a avicultura. “Foi muito bom para o Brasil, e excelente ao Paraná. Se houver mais um ano igual a este, será ótimo”.
O Sindiavipar é um grande apoiador e parceiro da feira. No Jantar do Galo 2013 – evento que reúne os maiores integrantes da cadeia produtiva de aves e que ocorreu no Centro de Eventos da Copacol, em Cafelândia (PR) -, a Tecno Food Brazil foi divulgada para autoridades e representantes da indústria.
“Um evento como a Tecno Food Brazil é de extrema importância para a nossa indústria. Porque somente com pesquisa e conhecimento continuaremos a semear as inovações do agronegócio brasileiro, que já é considerado o mais moderno do mundo. É com grande satisfação que o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná apoia plenamente o evento”, afirmou o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins.