Bancários fazem assembleia e aumento salarial está na pauta
#IMG02Bancários de toda a região deverão se reunir em Paranavaí amanhã, às 19 horas para aprovar a pauta de reivindicações da categoria, incluindo a pedida de aumento salarial. A negociação se estende pelo mês de agosto. Setembro é a data-base.
O encontro será na sede do Sindicato dos Bancários de Paranavaí e Região.
As propostas para votação foram retiradas das conferências regional, estadual e nacional, explica o presidente do Sindicato dos Bancários, Neil Emídio Júnior. Um dos itens importantes na composição é a pedida salarial.
Os bancários reivindicam 5% de aumento real, ou seja, além da inflação, que deve fechar doze meses na casa dos 5%. O período contado vai de setembro de 2011 a agosto de 2012. Ainda na questão econômica, pleiteiam a PLR – Participação nos Lucros e Resultados – de 90% do salário mais R$ 1.400,00.
Emídio Júnior destaca que nos últimos oito anos a categoria conseguiu aumento real de 13,62% no piso salarial. O problema é que os salários maiores cresceram apenas 3,22%, o que resulta em demissões e novas contratações, lamenta.
Bancários também têm sofrido com o que os sindicalista classificam de metas abusivas por parte dos bancos e com a falta de um plano de previdência complementar. O presidente cita um dado que julga preocupante: apenas 1% dos bancários se afasta do trabalho por aposentadoria. Os demais saem por demissão, critica.
A SAÚDE DO TRABALHADOR – Tal cenário leva a outro dado relevante: reflexo na saúde do trabalhador. De acordo com Emídio Júnior, 1.250 bancários são afastados do trabalho todo mês por problemas de saúde. Parte tem problemas de lesões por esforços repetitivos relacionados ao trabalho – LER (ou DORT).
A maioria, 60% apresentam problemas psíquicos, reflexo, segundo ele, da instabilidade e pressão da profissão. Daí, fala, a defesa nacional pela qualidade de vida e de aposentadoria digna dos bancários. Estima o presidente que a redução da pressão resolveria a maior parte dos casos de afastamento para tratamento.
O TAMANHO DA CATEGORIA – Os bancários totalizam 529 profissionais nos 32 municípios de abrangência sindical. São 72 agências bancárias, sendo que 40% dos trabalhadores se concentram em Paranavaí, distribuídos em sete agências (cooperativas de crédito não fazem parte desses dados, já que não são consideradas bancos).
No país são cerca de 500 mil profissionais. Um número bem abaixo do que já foi – cerca de 1,2 milhão. Mas, está em ascensão. Emídio diz que o menor número já foi 300 mil profissionais, superado com novas contratações, sobretudo, nos bancos públicos, por força de reivindicação da categoria. O site da Febraban ainda não trata da campanha salarial 2012. A primeira negociação estaria marcada para o próximo dia 8.