Beto Richa diz que tem preferência por Paranavaí em sediar reitoria da Unespar

A instalação da reitoria da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em Paranavaí continua sendo um anseio da sociedade civil organizada. Por isso, representantes de entidades de classe, clubes de serviço e associações aproveitaram a visita do governador Beto Richa, na quinta-feira, para reiterar o pedido já feito em 2011.
Na ocasião, ele afirmou que sua preferência na escolha do município que sediará a reitoria da instituição é por Paranavaí.
Um documento foi entregue a Richa apontando a importância da consolidação de Paranavaí como polo educacional. Conforme o texto, “por muitos anos a Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa) ficou esquecida e os investimentos em melhorias pedagógicas ou de infraestrutura foram bastante pontuais”. Por isso, o pedido: “Neste cenário, a instalação da sede da reitoria da instituição no campus de Paranavaí seria decisiva”.
Entre os argumentos apresentados ao governador do Paraná está o fato de que “o desenvolvimento econômico está baseado em uma série de fatores e a educação é um desses pilares que promovem o crescimento”.
O documento entregue a Richa destaca ainda que a instalação da reitoria da Unespar em Paranavaí seria um importante atrativo de recursos e, consequentemente, de investimentos privados, com abertura de novas empresas e a geração de emprego.
O deputado Antonio Teruo Kato enfatizou o fato de o Extremo-Noroeste necessitar de investimentos públicos e privados. O parlamentar disse que está empenhado no pleito para que Paranavaí seja sede da reitoria da Unespar e garantiu que conta com o apoio de muitos companheiros da Assembleia Legislativa do Paraná, entre eles o presidente Valdir Rossoni.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Guto Costa, também se manifestou sobre o assunto. Na opinião dele, é imprescindível que a reitoria da Unespar seja instalada no campus paranavaiense. Além do avanço no contexto educacional, Costa defendeu que a decisão fará de Paranavaí uma cidade universitária, o que vai contribuir para o aumento do número de habitantes, uma vez que a meta é fazer com que o município alcance a marca de 100.000.