Bicicletas elétricas ganham as ruas da cidade
Segundo Mizael Moraes Silva, gerente da Dias Bike, as bicicletas motorizadas estão disponíveis no mercado paranavaiense desde o ano de 2010. Desde então, estão ganhando espaço gradativamente.
Somente no ano passado, sua empresa comercializou cerca de 100 unidades. “A maioria dos compradores é mulher e no caso dos homens são pessoas de mais idade”, disse o gerente.
O proprietário do Mercadão Duas Rodas, Alcides Munhoz Fernandes, confirma a grande procura pelo veículo. Na próxima semana chegará em seu comércio mais 20 unidades. Destas, 11 já estão vendidas e outras seis encomendadas. “Hoje tem fila de gente esperando bicicleta elétrica”, explica o empresário.
AGILIDADE – As bicicletas elétricas atingem uma velocidade próxima a 30 quilômetros por hora dependendo do terreno e do peso do condutor. Uma carga de bateria tem autonomia para 30 a 40 quilômetros. Para recarregar a bateria, são necessárias quatro horas.
Em Paranavaí o preço varia de R$ 2.600 a R$ 2.900,00. A potência, autonomia e durabilidade são os fatores que influenciam no preço das bicicletas elétricas. Cada carga elétrica em uma tomada comum gasta cerca de R$ 0,50 centavos.
Os estudos indicam que cada quilômetro rodado com a bicicleta elétrica tem um custo de R$ 0,01. Se a pessoa carregar a bateria diariamente esse custo irá variar de R$ 30 a R$ 40 na conta de energia no fim do mês.
LEGISLAÇÃO – O gerente administrativo da Diretoria de Trânsito (Ditran) de Paranavaí, Gabriel dos Santos Luiz, informou que atualmente as pessoas que utilizam esse meio de transporte não possuem qualquer tipo de regulamentação nacional e local para ser seguida.
Diversas pessoas já procuraram o órgão para tirar informações das exigências. Os orientadores explicam que por medida de segurança o correto é utilizar um capacete específico para ciclistas. “Apenas orientamos, não temos poder de fiscalizar, uma vez que isso não está regulamentado”, comentou o gerente.
A seção de Comunicação Social do 8º BPM de Paranavaí explicou que existe uma regulamentação de 2009 que define os equipamentos de segurança que deve constar na bicicleta. Em nenhum momento são especificados quais os equipamentos o ciclista deve estar utilizando. Por conta disso, a Polícia Militar também não tem como exigir nenhum uso pessoal de equipamento de segurança.
Regulamentação
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) deverá apresentar nos próximos dias um conjunto de normas para regulamentar a utilização de bicicletas elétricas em todo o país. As regras permitirão que os veículos trafeguem em ciclovias. Além disso, os condutores não precisarão de habilitação específica e haverá isenção de licenciamento e de emplacamento.
De acordo com a proposta estudada pelo Denatran, esses veículos com motor de até quatro quilowatts de potência serão enquadrados em normas específicas de circulação. Entre elas, não haverá o risco de o ciclista ser enquadrado na Lei Seca.