Bispo explica sobre a Semana Santa

A partir deste domingo, a Igreja Católica dará início a uma série de celebrações especiais que marcam a Semana Santa. Em todas as paróquias de Paranavaí haverá missas e outros cultos religiosos que serão concluídos com a comemoração da Páscoa.
Em entrevista ao repórter Pedro Machado, da Rádio Cultura, o bispo diocesano dom Geremias Steinmetz explicou cada celebração ao longo dos próximos dias, destacando que “vivemos e relembramos os grandes mistérios da nossa fé”.
Começa com o Domingo de Ramos, que traz a memória da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Na quarta-feira, é a vez da Bênção dos Óleos, um ritual que prepara os óleos que serão utilizados ao longo do ano para a Crisma e Bênção dos Enfermos, por exemplo.
A quinta-feira é quando a comunidade católica celebra a Santa Ceia e a instituição da Eucaristia, que é o sustento da fé e da espiritualidade da Igreja. A sexta-feira marca o dia da Paixão e Morte de Jesus. “Ele morre pela nossa salvação”, salientou Steinmetz.
A liturgia de sábado anuncia todo o mistério da fé católica, desde a criação do mundo até a ressurreição de Jesus. É a festa da luz. Conforme o bispo, enquanto a morte empurra para as trevas, a ressurreição de Jesus ilumina novamente.
As celebrações da Semana Santa terminam com as festividades da ressurreição. “É o Dia do Senhor”, disse Steinmetz. É quando a comunidade comemora a vida nova, a transformação. “Todo cristão deve se esforçar para participar da Semana Santa”, convidou o bispo.

Programação das celebrações em algumas paróquias

Domingo de Ramos

Maria Mãe da Igreja: 8 horas
São Sebastião: 9h30

Quarta-Feira Santa
Maria Mãe da Igreja: 19h30
São Sebastião: não haverá celebração

Quinta-Feira Santa
Maria Mãe da Igreja: 19h30
São Sebastião: 20 horas

Sexta-Feira Santa
Maria Mãe da Igreja: Via sacra às 5h30. Vigília e confissões das 7 às 12 horas. Celebração a partir das 15 horas, com encenação e procissão.
São Sebastião: Via sacra às 10 horas. Celebração às 15 horas, com procissão.

Sábado Santo
Maria Mãe da Igreja: 19h30
São Sebastião: 20 horas

Domingo de Páscoa
Maria Mãe da Igreja: Procissão do encontro e missa às 6 horas. Missa da Ressurreição às 9 horas. Não haverá celebração às 19h30
São Sebastião: Missas em horários normais