Bispo Mário Spaki fala em buscar o fortalecimento da Igreja Católica

“O pastor vai atrás da ovelhinha que se perdeu”. A frase foi dita por Izidoro Spaki durante a ordenação episcopal do filho Mário Spaki, no dia 22 de junho, em Ponta Grossa. Pouco mais de 15 dias depois da celebração, o recém-ordenado bispo assumirá a Diocese de Paranavaí. A cerimônia será neste domingo.
Em entrevista coletiva à imprensa, na manhã de ontem, dom Mário Spaki fez referência à declaração do pai. Disse que a missão do bispo inclui a aproximação da comunidade e a busca pelo fortalecimento da Igreja Católica. A eficiência desse trabalho depende da comunhão.
Mário Spaki afirmou que chega a Paranavaí com grande alegria e muitas expectativas. Enviado pelo papa Francisco, garantiu que se sente confiante em relação à liderança da diocese e apostou na serenidade e na parceria com os fiéis para obter resultados positivos: “Quero fazer essa caminhada junto com o povo”.
O quinto bispo da Diocese de Paranavaí falou sobre as vocações. Destacou que o papa Francisco tem enfatizado a importância do assunto, por isso, dom Mário Spaki pretende trabalhar o tema de maneira concreta e simples. Da mesma forma, estimulará o espírito missionário da comunidade. “Quanto mais missionária a igreja for, mais ela crescerá”.
Argumentou que ainda é cedo para falar em mudanças. Primeiro é preciso conhecer as características de cada padre e das paróquias que integram a diocese, para que tenha certeza de que as possíveis alterações sejam feitas corretamente. “E sempre junto com as lideranças da igreja”.
Outro tópico destacado por Spaki diz respeito ao papel social da igreja. “Está diretamente ligado ao evangelho. Gosto muito de viver o jeito social do papa Francisco: é social, pé no chão, mantém contato com as pessoas, mas sem exageros”. Para o bispo, é preciso atuar de maneira não-partidária.
POSSE CANÔNICA – Neste domingo, às 16 horas, será celebrada a missa do Jubileu de Ouro da Diocese de Paranavaí. A cerimônia, no Parque de Exposições Presidente Arthur da Costa e Silva, também marcará a posse canônica de dom Mário Spaki como bispo diocesano. Em seguida, show com a banda Cantores de Deus.
A coincidência das duas solenidades foi motivo de satisfação. “Antes de tudo, me alegro com a comemoração dos 50 anos. Muita gente doou a vida por essa comunidade. Bispos, padres e uma multidão de leitos. Essa história não vai se perder. Por isso, o primeiro ponto é dar continuidade ao que vinha sendo feito”.
Com 46 anos de idade, dom Mário Spaki garantiu que se sente preparado para a missão. “Venho com o gás todo, para trabalhar e somar. Meu método de trabalho é a comunhão: primeiro dentro de nossa comunidade, com a igreja do Paraná e com todo o Brasil. Quando somamos forças, ganhamos”.
SERVIÇO – A missa de domingo será transmitida por emissoras de rádio de Paranavaí e de outras cidades do Paraná. Também será possível acompanhar a celebração pela página da Diocese de Paranavaí no Facebook (www.facebook.com/DioceseDeParanavai).