Bloqueio impediu que dengue se espalhasse

O bloqueio realizado pela Vigilância em Saúde foi eficaz, com isso, impediu que a dengue se espalhasse a partir do primeiro caso na atual “temporada de verão”, marcado por chuva e temperatura elevada. O caso foi diagnosticado em Paranavaí dia 16 de novembro e não representa mais o perigo de transmissão.
O diretor da Vigilância, Randal Khalil Fadel, explica que o período de possível transmissão já acabou, por isso considera positiva a ação de bloqueio, constituída de eliminação de focos e dedetização para eliminar mosquitos adultos na área perto da casa do paciente. O bloqueio é feito numa área de 300 metros.  
Mas, afastado o risco desse caso, as preocupações continuam. Todos os dias são constatados de um a dois casos suspeitos. Em todos eles são feitos os bloqueios.
Fadel detalha que os focos de mosquito estão por toda a parte. Chegam a ser encontrados 50 focos por dia, relata. Mais uma vez a participação da comunidade é fundamental, eliminando os criadouros do mosquito Aedes aegypti dos prédios e áreas públicas. No ano passado Paranavaí viveu a maior epidemia de dengue da história. Foram mais de 10 mil casos positivos.