Boletim técnico avalia cultivares para a safrinha de milho

O boletim técnico “Avaliação Estadual de Cultivares de Milho – Segunda Safra 2017” já pode ser baixado gratuitamente em http://www.iapar.br. A obra é publicada anualmente pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) com o objetivo de auxiliar técnicos e produtores a eleger cultivares adaptadas às diferentes condições de solo e clima das regiões paranaenses onde se cultiva o cereal nesta época de plantio, também chamado de safrinha.
O estudo envolveu 35 cultivares convencionais e geneticamente modificadas desenvolvidas pelas empresas Advanta, Balu, Dow AgroSciences, Geneze, JMen Sementes, Morgan, Riber Sementes, SemWest, Syngenta e pelo programa de melhoramento genético do próprio Iapar.
RISCO – Mesmo minimizados pelos avanços tecnológicos, o pesquisador Deoclécio Domingos Garbuglio, um dos autores do boletim, alerta que a segunda safra ainda é um plantio de risco e com menor potencial de produção, tendo em vista as frequentes condições adversas de clima no período.
Altas temperaturas na fase de emergência das plântulas, estiagem no pré-pendoamento ou excesso de chuvas na fase de pós-pendoamento (liberação do pólen), e, ainda, acamamento e quebramento em função de ventos fortes são exemplos de situações potencialmente desfavoráveis no período.