Bolsa Família teve 27 desligamentos voluntários neste ano em Paranavaí

Até o último mês 27 famílias se desligaram do Programa Bolsa Família de forma voluntária em 2014 (No ano passado o número total de desligamentos voluntários não ultrapassou a 20 famílias).  
Elas deixaram de se encaixar no perfil – renda per capita – por pessoa – de até R$ 150,00. Orientadas, preferiram abrir mão voluntariamente. Mas, não é comum a manifestação espontânea, como informa a Secretaria de Desenvolvimento Social do município.
A vantagem de deixar voluntariamente o programa ao extrapolar a renda mínima é que a volta também pode ser simples. Se em prazo de três anos a família retornar à condição anterior de renda, basta requisitar a volta ao Bolsa Família e retornar automaticamente a partir do mês seguinte.
Quando a família ultrapassa a renda per capita, mas não chega ao teto superior a meio salário mínimo, é informada da sua condição. Insiste em permanecer recebendo o benefício, o mesmo pode ser cancelado automaticamente na atualização do sistema.
Embora pouco comum, também há desligamentos compulsórios – foram pelo menos 06 em 2013. Isso ocorre quando é constatada alguma irregularidade, a maioria delas relacionada à renda familiar não declarada. Em contraponto, há raros casos de pessoas que solicitam a retirada, mesmo sem ser advertida da sua nova condição.
A assistente social da Secretaria, Lourdes Marafon, aponta vários fatores para que as pessoas superem o perfil do Bolsa Família. Não se trata necessariamente de incremento da renda.
Uma questão muito presente é a omissão de informações. Lourdes diz que há casos de dados divergentes no mesmo cadastro, dependendo do objetivo da pessoa, aumentando ou reduzindo a renda declarada.
Essa atitude é desestimulada. Quando o sistema cruza informações e constatada dados divergentes, a equipe visita a família. Já foram constatados casos de sonegações importantes, como o trabalho de um determinado integrante da família, refletindo diretamente na composição da renda.
Em julho Paranavaí totalizou 2.764 famílias recebendo o benefício. Isso significou investimento de R$ 435.328,00 por parte do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social. A cidade tem 4.286 famílias com perfil para ingresso no programa. A entrada depende de disponibilidade do Ministério.