Bolsão para estacionamento de motos deve ser avaliado nesta segunda

Nesta segunda-feira, a Secretaria de Proteção à Vida, Patrimônio Público e de Trânsito deve fazer uma avaliação sobre o primeiro bolsão para estacionamento exclusivo de motocicletas em Paranavaí.
Implantado no dia 5 de novembro, o serviço é preparatório para outros dois bolsões que serão opções de gratuidade a partir da cobrança do EstaR (Estacionamento Regulamentado) para motocicletas na área central da cidade.
O gerente da Ditran, Gabriel Luiz lembra que também estará em pauta a nova etapa do sistema binário. Sobre o estacionamento no bolsão, avalia que houve aumento na utilização das vagas nesta semana.
Ele diz ainda que o bolsão já permitiu reduzir o número de multas por causa de estacionamento fora das áreas delimitadas para motos. Até o mês de outubro deste ano a Ditran havia acumulado 43 notificações, contra apenas 15 de igual período de 2012. Nos últimos dias, no entanto, foram poucas multas, diz Gabriel Luiz, ainda sem o levantamento em mãos.
A cobrança do EstaR para motos começa no ano que vem. Além desse primeiro bolsão com 150 vagas, quem quiser estacionar gratuitamente terá a chance de utilizar outras duas estruturas, a serem implantadas.
O primeiro bolsão de motos está localizado na Travessa Sérgio de Morais (entre as Ruas Bahia e Antônio Felipe – Praça da Xícara) e oferece opções de acesso pelas duas vias. Os novos bolsões gratuitos serão implantados na Rua Mato Grosso, entre a Praça Brasil e Rua Paraíba; Rua Pará, entre as Ruas Pernambuco e Minas Gerais.
ESTACIONAR NA CALÇADA – Gabriel Luiz falou também sobre o trabalho para acabar com o grande número de veículos estacionados nas calçadas, sobretudo, ao longo da Avenida Heitor Alencar Furtado. Praticamente não há mais carros nestas condições.
Segundo Gabriel Luiz, as empresas de venda, bem como as oficinas, acataram a iniciativa, amplamente divulgada. Estacionar veículo sobre a calçada configura infração grave, com cinco pontos na Carteira de habilitação e multa de R$ 127,00. Desde que o trabalho começou na segunda quinzena de novembro foram feitas cerca de cinco notificações, antecipa o gerente.