Bombeiros começam fiscalização em prédios residenciais e encontram irregularidades

O Corpo de Bombeiros começou ontem a vistoria em prédios residenciais de Paranavaí. Dois edifícios receberam inspeções. No Edifício Aruanã não houve registro de problemas, já no Edifício Independência foram encontradas irregularidades que o Corpo de Bombeiros vai encaminhar ao Ministério Público e à Prefeitura Municipal. Hoje os bombeiros deverão fazer a vistoria em outros dois prédios.
O síndico do Edifício Aruanã, José Trevisan, informou que o prédio foi inaugurado em 1991 e construído dentro das normas existentes. “Mesmo assim, com o passar dos anos realizamos diversas adequações para ir moldando às novas determinações que surgiram”.
Ele explicou que no edifício abriga aproximadamente 70 pessoas. Em caso de fogo o prédio conta com seis funcionários treinados para dar o primeiro combate. O local é dotado de porta corta fogo, gerador de energia, sinalização e plano de fuga.
IRREGULARIDADES – No Edifício Independência o Corpo de Bombeiros diz ter encontrado situações que comprometem a segurança dos moradores. Um laudo técnico será elaborado e encaminhado para o Ministério Público e para a Prefeitura Municipal.
O chefe do setor de vistoria do Corpo de Bombeiros de Paranavaí, sargento Fábio Urbano, disse que o prédio não tem projeto de segurança e que várias alterações estruturais terão que ser realizadas para se adequar às normas atuais.
De acordo com os bombeiros, o prédio foi inaugurado nos anos 1970. “Hoje o prédio não tem uma escada com portas corta fogo e a ventilação na escadaria é precária. Porém, devemos ressaltar que o prédio tem hidrantes, extintores e reservatórios de água para o combate de incêndio”, disse Urbano.
O bombeiro falou que durante a vistoria o contador dos condôminos acompanhou a equipe. O síndico estaria viajando e por isso não compareceu na vistoria.
Para a força tarefa, o contador teria dito que, mesmo antes da fiscalização, os moradores tinham procurado uma profissional que está elaborando um projeto a ser colocado em prática.
O Diário do Noroeste tentou falar com o contador dos condôminos que acompanhou a vistoria. Ele disse que não estava autorizado a falar sobre o assunto.
FISCALIZAÇÃO – O comandante dos bombeiros de Paranavaí, tenente César Perdoncini, disse que o objetivo dessa fiscalização é fazer com que os prédios tenham cumpridas as normas necessárias para garantir segurança dos moradores.
Para isso, ofícios com as irregularidades serão encaminhados ao Ministério Público, que tem poder de entrar com uma ação obrigando a fazer as alterações, por medida de segurança.
Perdoncini afirmou que as vistorias serão realizadas o mais rápido possível por causa do risco que os próprios moradores correm por conta das normas não atendidas.