Brasil passa por momento econômico positivo, avalia Rocha Loures Filho

A inflação está controlada e a tendência para o segundo semestre deste ano é de queda. A avaliação é do empresário Rodrigo da Rocha Loures Filho, Relações Institucionais da Vice-presidência da República, que esteve em Paranavaí para ministrar a palestra “Situação Econômica Atual e Cenários para 2014”.
Ele conversou com empresários, representantes de entidades de classe, autoridades e lideranças de municípios da região. O encontro foi na sede da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), na noite de sexta-feira.
De acordo com Rocha Loures Filho, o momento é de otimismo. Números apresentados no início da semana pelo Banco Central (BC) apontam que o índice de inflação deve se manter em 5,75% até o final de 2013, podendo haver leve aumento no ano que vem.
A comparação com 2012 confirma o bom momento econômico do Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas no país, deve crescer 2,28%. Para a indústria, a previsão é de que o PIB cresça 2,10% este ano e 3% em 2014. Na mesma direção, o superávit comercial pode atingir US$ 5,7 bilhões até dezembro deste ano e US$ 8 bilhões no próximo ano.
O palestrante explicou que os índices do BC não têm como base cálculos do governo, mas resultam de uma pesquisa feita com bancos nacionais e internacionais que atuam no Brasil. Seria, portanto, uma avaliação de quem lida diariamente com empresas, indústrias, investimentos e dívidas; instituições com ampla visão econômica e financeira.
MANIFESTAÇÕES – Rocha Loures Filho disse que a sociedade clama por mudanças. As pessoas querem uma democracia eficiente. “O cidadão quer uma retribuição maior por aquilo que contribui através do pagamento de impostos. Estamos vivendo um momento de maturidade da democracia”.
As manifestações que uniram o povo brasileiro nas últimas semanas mostraram a insatisfação com o serviço público. “É preciso ter mais eficiência e menos burocracia”. Ao mesmo tempo, as passeatas revelaram que o brasileiro ainda acredita na mudança. “Dois milhões de jovens foram às ruas para mostrar a fé que têm em um Brasil melhor”.
REFORMA TRIBUTÁRIA – Responsável pelas Relações Institucionais da Vice-presidência da República, Rocha Loures Filho tem contato direto com projetos e ações do Governo Federal. Ele afirmou que existem duas propostas diferentes para a realização da reforma tributária. “Estão prontas para ser votadas”.
Mas para que saiam do papel, os projetos precisam da aceitação de todos os governadores do Brasil. “As mudanças mexem com os impostos estaduais e com os repasses feitos para estados e municípios. Por outro lado, reduz alíquotas e simplifica a tributação”, esclareceu.
OTIMISMO – Para Rocha Loures Filho, a autoestima brasileira está elevada. “A gente vai ver momentos de muito otimismo nos próximos meses, com melhores oportunidades de crescimento. A economia no segundo semestre vai melhorar, os índices de emprego são estáveis, a dívida do setor público está em declínio e as taxas de juros no mundo vêm caindo”. Na opinião dele, tudo isso prova que o crescimento é inevitável.