Brasil tem cerca de 1,5 milhão de pessoas não diagnosticadas com hepatite
#IMG02Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, a Secretaria de Saúde de Paranavaí, através do Sistema Integrado de Atendimento em Saúde – SINAS – realizou neste sábado uma atividade especial: testes rápidos e gratuitos para todos os interessados.
O trabalho é fundamental na proposta de diagnosticar os cerca de 1,5 milhão de pessoas com hepatites “B” e “C” em todo o país e que desconhecem tal condição.
Já no início do atendimento, às 8h30, muitas pessoas buscaram o teste. Um aposentado confirmou que viu a chamada através da imprensa. Mesmo sem sentir qualquer sintoma, entende ser importante a prevenção.
Outro homem em busca de atendimento considerou positivo o trabalho no sábado, já que não poderia comparecer durante a semana. Igualmente considera fundamental a prevenção. No teste rápido o resultado é conhecido em cerca de 30 minutos.
Ontem foi dia de esforço concentrado, mas, quem quiser fazer o exame pode procurar o SINAS de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12 horas e das 13h30 às 16h30. O atendimento é sigiloso e anônimo para quem já esteve em situações de exposição a estes vírus. É necessário levar o documento de identificação e cartão SUS, como reforça a enfermeira Maísa Malu Garbin, do Centro de Testagem Anônimo – CTA.
NÚMEROS LOCAIS – Paranavaí teve neste ano oito casos de hepatite notificados, sendo cinco do tipo “B”. A incidência mais comum é entre homens de 20 a 49 anos. A região Sul concentra 30% das notificações e apresenta as maiores taxas de detecção desde 2002, conforme o Ministério da Saúde. Apenas no ano de referência 2010 foram 11.700 notificações em todo o país.
Hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças metabólicas, genéticas e autoimunes.
As formas de contágio variam de acordo com o tipo de hepatite: “A” e “E” são transmitidas através de alimentos e água contaminados pelo vírus; No tipo “B” o vírus está presente no sangue, no esperma e no leite materno; Hepatite “C” o vírus é encontrado no sangue; Hepatite “D” a transmissão depende da presença do vírus da Hepatite B para infectar uma pessoa.