Brasileiro é empreendedor e criativo, mas investe pouco em inovação

CURITIBA – “A falta de inovação é o grande gargalo no sistema de empreendedorismo no Brasil. Se não apostarmos na inovação, não teremos competividade”.
A afirmação é do especialista no assunto, consultor e autor de 17 livros na área, José Dornelas, durante palestra realizada para alunos das Faculdades da Indústria do Sistema Fiep nesta quarta-feira (12) e que fez parte do lançamento do projeto Educação Empreendedora.
A iniciativa em parceria com o Sebrae vai incentivar, por meio de diversas ações, a cultura empreendedora nos alunos da instituição.
“As Faculdades da Indústria buscam a cada ano implementar ações para a construção de uma instituição de ensino superior cada vez melhor e com excelência. O empreendedorismo é um dos assuntos que norteiam os programas das Faculdades e a educação que transmitimos aos nossos alunos, por isso a importância de tratar deste tema, tão importante para o desenvolvimento do país”, afirmou o gerente executivo do IEL no Paraná, Eduardo Vaz, durante a abertura do evento.
Segundo ele, as Faculdades querem aproximar mais a indústria de seus alunos e os alunos da indústria. “Por este motivo, todos os anos, pensamos em temas importantes que possam colaborar com o conhecimento dos estudantes e mostrar a realidade do mercado de trabalho”, afirmou.
O sucesso do empreendedor também está ligado à forma como ele vê o negócio. “Não é só o dinheiro que deve importar, mas sim, qual é o valor gerado para a sociedade. Essa é a grande questão. O empreendedor que tem sucesso quer mudar o mundo de formas diferentes, realizar sonhos”.
Dornelas afirmou que empreender é um esporte de risco, no qual poderá se perder muitas partidas, até obter uma vitória. “Empreender não é simples. Não se trata de gostar de algo e correr atrás, mas sim ter conhecimento, buscar oportunidades, entender o ambiente e a sustentabilidade e de que forma esses fatores podem influenciar nos negócios”, disse.
Segundo Dornelas, as características dos empreendedores de sucesso vão além do conhecimento. “Eles são inconformados e desejam mudar o mundo, fazem networking e têm uma boa rede de relacionamentos, identificam janelas de oportunidade e pensam grande”, disse. Para desenvolver uma mentalidade inovadora, é preciso buscar ainda o autoconhecimento, identificar oportunidades no mercado, buscar exemplos de pessoas de sucesso, ter modelos de referência e conhecer o perfil e influência do ambiente. “É necessário tentar, quebrar a cara, fracassar se for preciso, mas nunca deixar de sonhar acordado”, finalizou.