Brasília: 58 anos da novacap
Às 9h30, de 21 de abril de 1960, no Salão de Despachos do Palácio do Planalto, cercado por seus ministros e embaixadores especiais, o presidente Juscelino Kubitschek declarou inaugurada a cidade de Brasília, como nova Capital do Brasil, centro das futuras decisões políticas.
No mesmo instante, o Poder Legislativo e Judiciário confirmaram a inauguração do Distrito Federal. O ato marcou, simbolicamente, a transferência da capital, que até então era no Rio de Janeiro.
O novo centro do governo brasileiro causou surpresa nas pessoas que para lá rumaram com o objetivo de acompanhar aquele momento histórico. A cidade era realmente única, respirava ares de modernidade.
Os brasileiros não estavam acostumados a ver edifícios tão grandiosos e diferentes, alguns arredondados, com formas curvas e outros que pareciam flutuar na água. A construção de Brasília em menos de cinco anos foi a marca registrada do governo Juscelino Kubitschek (gestão 31/01/1956-31/01/1961).
A transferência da capital enfrentou enorme resistência, especialmente da oposição comandada por Carlos Lacerda (UDN). Foi decisiva para que o Brasil deixasse de ser uma “civilização de caranguejos”, na qual quase toda a população concentrava-se no litoral, e se procedesse à ocupação do interior do País.