Brinquedos com preços acessíveis estão entre os mais vendidos em Paranavaí

As prateleiras estão cheias de opções: bonecas, carrinhos, bolas, jogos de tabuleiro, brinquedos educativos. Com o Dia das Crianças se aproximando, é hora de escolher o que comprar para os pequenos, e a preferência de muitos consumidores de Paranavaí tem sido por produtos com valores mais acessíveis.
Foi o que afirmou Ana Paula do Carmo Massanares, gerente de uma empresa que comercializa produtos por preços populares. Segundo ela, bonecas de R$ 10,99 e bolas de R$ 1,99 estão entre os artigos mais vendidos. “São brinquedos mais em conta”, garantiu.
Ana Paula creditou a opção pelos produtos de menor preço à situação econômica do país. “As pessoas estão gastando menos por causa da crise”. Mesmo assim, a gerente é otimista. “Investimos mais porque esperamos vender mais do que no ano passado”, disse.
Na empresa em que Adriana da Costa Figueiras é gerente, a expectativa também é positiva. “Temos a esperança de vender mais”. Por isso, o proprietário da loja decidiu investir 20% a mais do que em 2014. As vendas começaram tímidas, mas a partir desta semana, deverão aumentar.
Adriana apontou alguns brinquedos que mais têm atraído as crianças. As bonecas de personagens do filme Frozen – Uma Aventura Congelante são, de longe, as mais vendidas, seguidas por aquelas chamadas de “bebê alive”, porque reproduzem alguns comportamentos das crianças.
Os carrinhos também são bastante procurados, mas o que tem chamado a atenção, principalmente dos meninos, são os trash pack – brinquedos que representam itens jogados no lixo e que têm formato de monstros.
ACIAP – Vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Guto Costa disse que as dificuldades econômicas enfrentadas pelo Brasil deixaram os consumidores mais conscientes. “Não querem se endividar”, destacou.
Por isso, ele apostou em um desempenho próximo ao do ano passado nesta mesma época. “As vendas devem empatar com as de 2014”. Mesmo assim, Costa salientou: “As crianças não entendem que o Brasil está em crise, então, os pais acabam comprando presentes”.
A orientação é que os lojistas usem a criatividade e promovam campanhas e ações para atrair os consumidores. Ele enfatizou que é preciso buscar estratégias inovadoras de venda, para contornar as dificuldades.