Cadastro biométrico: procura menor que a capacidade de atendimento

Teve início no dia 3 de abril o cadastramento biométrico de eleitores de Amaporã, Nova Aliança do Ivaí, Paranavaí e Tamboara. A expectativa era atender mais de 13.700 pessoas durante esse período. No entanto, até a tarde de ontem 7.300 procedimentos tinham sido realizados, ou seja, apenas 53%.
A procura menor do que se esperava preocupa. “O déficit pode provocar acúmulo nos próximos dias”, disse o chefe de cartório da 138ª Zona Eleitoral, Cristiano Tomaz de Aquino. Segundo ele, a capacidade de atendimento foi ampliada para evitar que o prazo estipulado para fazer a revisão não seja suficiente.
A orientação para evitar longo tempo de espera é não deixar para os últimos dias. Uma dica importante é acessar o site da Justiça Eleitoral do Paraná (www.tre-pr.jus.br/eleitor/agenda-biometria/agendar-atendimento) e programar dia e horário. Cabe destacar que a coleta de dados biométricos vai até 11 de agosto.
Para fazer o cadastramento digital, é necessário apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de endereço em nome do eleitor ou dos pais, se com eles residir, e título de eleitor, se possuir.
Quem não fizer a atualização terá o título de eleitor cancelado. Significa que estará impedido de prestar concurso público, matricular-se em instituição de ensino superior, tirar passaporte, assumir cargo público e conseguir financiamento bancário.