Cadastro biométrico vai até 11 de agosto, mas ainda são quase 19 mil ausências
O prazo para fazer a atualização eleitoral está terminando: vai até 11 de agosto. Mesmo assim, o Fórum Eleitoral de Paranavaí contabilizava quase 19 mil ausências e 55.500 pessoas atendidas, até o último sábado.
De acordo com o chefe de cartório da 138ª Zona Eleitoral de Paranavaí, Cristiano Tomaz de Aquino, dificilmente será possível fazer o recadastramento de todos os eleitores. Mais de 1.700 pessoas precisariam ser atendidas por dia, mas a capacidade é de 900.
Aquino afirmou que a expectativa é alcançar 90% dos eleitores que residem em Amaporã, Nova Aliança do Ivaí, Paranavaí e Tamboara, municípios que formam a Comarca de Paranavaí.
Aquelas pessoas que não fizerem a atualização biométrica terão o Título de Eleitor cancelado, ficando impedidas de votar nas próximas eleições.
Sem o documento também não terão acesso a financiamentos bancários e não poderão fazer passaporte, inscrever-se em concurso público e matricular-se em instituição de ensino superior.
Outra consequência será o cancelamento do CPF, o que resultará no bloqueio de benefícios sociais, como o Bolsa Família. Além disso, sem o CPF, o cidadão não terá acesso ao valor mensal da aposentadoria.
DOCUMENTOS – É necessário apresentar documento de identificação pessoal com foto (RG, Carteira de Trabalho ou CNH) e comprovante de residência atual (emitido há até três meses), podendo ser contas de energia elétrica, água, telefone, cartão de crédito e correspondência bancária ou comercial.
Se o eleitor não possuir contas ou correspondências no próprio nome, deverá buscar outras maneiras de comprovar o vínculo com o município, seja familiar, profissional, estudantil ou imobiliário.